14 de junho de 2018

Mau humor também passa

Nosso mau humor não tem o direito de interferir no dia do outro, nem no humor do outro, nem na vida do outro. Muitas vezes estamos em momentos difíceis, conturbados, inesperados, que nos geram ansiedade, irritação, impaciência. Quem nunca passou por isso? Quem nunca se viu numa situação de não querer se comunicar com o mundo, com o outro, nem com o vento, nem com qualquer coisa que seja? A vida nos leva a diversos momentos assim e ainda bem que são passageiros. Uns demoram mais do que os outros. Mas passam.

Tudo bem. Sabemos que isso não será para sempre assim. Então é importante pensar em como evitar que isso contamine o nosso ambiente. Porque quem acha que não contamina está completamente errado. Uma respiração profunda soltando o ar como se quisesse soltar tudo o que existe no universo e praticamente para declarar a indisposição já é um sinal. É um bufar, reclamar, jogar o ar para fora. Ou uma resposta atravessada, com aquela cara blasé de quem não queria responder ou nem estar ali. Aquela virada de olhos que só nós sabemos dar em momentos ruins, que leva junto a sobrancelha. Aquela expressão de quem não quer saber de nada mais do mundo além dos seus próprios problemas.

Sim. Isso existe. Somos muito assim. Muitas vezes, inclusive. Temos problemas e achamos que eles são os maiores do universo. Muitas vezes são porque são nossos e não temos a menor habilidade de lidar com ele. E aí engasgamos com isso, não sabemos como dissolver aquela sensação que fica no peito como se embolasse o mundo numa mistura de tudo o que nos faz mal. 

De fato o problema é nosso e não do outro. Então não nos cabe jogar no colo do outro toda essa soma de coisas estranhas, esquisitas, descompassadas. Não temos o direito de desestabilizar o outro que, na maioria das vezes, não participou do nosso problema. Não é justo. Mesmo quem participou para nos deixar sem rumo não deve levar toda a culpa. Porque se fomos atingidos é porque nos deixamos atingir e estávamos suscetíveis a isso. A culpa pode até ser dividida. Mas e quem não tem culpa?

E aí como podemos pensar no que é justo se a vida não está sendo justa conosco! Será que vamos nos preocupar com o outro? Vamos sim. Principalmente com quem não tem nada a ver com o que nos tira do sério. E quem disse que não é justo o que passamos? Vamos deixar nosso ego e nosso egoismo de lado para adotar a leveza e a humildade. E entender que somos imperfeitos, enfrentamos dificuldades e vivemos com o outro e precisamos do outro. 

Do abraço, do olhar carinhoso, do colo, da atenção, de dividir o que é possível.  Da compreensão, do ouvido, da opinião do outro. De tantas e tantas coisas. Vivemos em comunidade e precisamos lembrar a importância de querer para o outro o que queremos para nós. E, assim, viver bem e reencontrar a nossa paz. 



88 comentários:

  1. é fato, o mau humor passa. mas tb essa sociedade que obra alegria o tempo todo é muito irreal. acho que devemos respeitar quem está emburrado desde que não nos agrida. e esperar a pessoa passar por essa fase. mas q é chato conviver com alguém sempre de mau humor, ah, é. eu tenho pavor de quem fica forçando quem está irritado a ficar feliz. acho que o melhor é deixar a pessoa elaborar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita. Concordo. Ninguém todo o tempo feliz e nem todo tempo triste. Temos direito a escolher também. Temos nossos altos e baixos. O que eu costumo pensar é o que faremos com isso. Porque o que temos é um problema nosso e, muitas vezes, pensamos em afetar o outro só porque o dia não está bom. Coisa do nosso ego, sabe? Aliás lidar com ego é um exercício diário e difícil. Mas vamos em frente rs adoro suas reflexões aqui! beijos!

      Excluir
  2. Ainda bem que passa...Ninguém merece assim estra ou ter alguém por perto,rs...beijos, ótimo e bem humorado fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica. Ninguém merece mesmo rs um ótimo pra você também!!!

      beijos

      Excluir

  3. Pertinente texto. O mau-humor anda sempre de mãos dadas com a vida; devemos aprender a chutá-lo para fora e saborear mais o dia-a-dia.

    Bom fim-de-semana, amiga Lu.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh é isso! Adorei essa definição! ;)

      beijos!

      https://ludantasmusica.blogspot.com

      Excluir
  4. Olá Lu tudo bem???


    ADOREI o texto!!! Ninguém merece estar ao lado de uma pessoa de mau humor...


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora. É verdade! E nem o nosso também rsrs ;)

      beijos

      Excluir
  5. Muito bem dito, só que nem sempre é fácil conseguirmos "desligar" dos problemas do dia a dia.Bonito texto!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia. Só com muito exercício e mais um pouco e mais um pouco rsrs

      beijos!

      Excluir
  6. O problema, é que há pessoas cujo mau humor é uma constante...
    Porque mau humor passageiro toda a gente tem.
    Magnífico texto, para ler e refletir.
    Bom fim de semana, amiga Lu.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaime. É verdade! Mas sabe que eu acho que esse mau humor constante é sinal de que a pessoa não está feliz, não vive bem, anda com desgostos na vida. Tomara que pessoas assim encontrem um bom caminho!

      Obrigada!

      beijos

      Excluir
  7. O mau humor acaba por ser inevitável. Agora, a forma como o gerimos é que pode ser completamente trabalhada, porque, como referiste e bem, não podemos permitir que ele contamine o nosso bem-estar, nem que perturbe o dos outros.
    Mais uma excelente reflexão *-*

    ResponderExcluir
  8. Great post dear!!

    I'm following you on GFC :)

    mystylishcorner.blogspot.ba

    ResponderExcluir
  9. Um texto cheio de motivos de reflexão. Precisamos uns dos outros. E não adianta andarmos mal humorados nem a culpar quem quer que seja dos nossos problemas…
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graça! Fico feliz que gostou! Ótima semana!!

      beijos

      Excluir
  10. Ainda bem que passa né lu, gostei do texto e da reflexão ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  11. Há um tempo atrás eu estava com um mau humor, mas eu tentava fazer com que isso não afetasse as pessoas a minha volta, uma hora deu certo, outras não. Mas como tu disse passa, e ás vezes esse é o momento que mais precisamos de alguém. Como um abraço, um sorriso, uma palavra sincera que pode acalmar o mar revolto dentro de nós, e aprendi isto.
    Porém também quando encontrarmos alguém de mau humor, temos que ser mais paciente, apesar de tudo. Não sabemos o que o outro também enfrenta, para andar com um ar, pesado. Mesmo se nos tratarem mau, devemos devolver com amor.
    Eu estava mesmo precisando ler uns posts dizendo coisas positivas como este. Adorando aqui ♡
    https://noitecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão difícil, né!? Fico feliz que gostou! Obrigada!!!! ;)

      beijos

      Excluir
  12. Esse texto me lembrou muito a "regra de ouro". Principalmente o ultimo paragrafo.

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, todos temos dias melhores e outros piores, saber gerir o mau humor é essencial para não criar problemas com quem não tem culpa, se houver autocontrole, o mau humor fica em casa bem fechado para mais tarde ser resolvido.
    Continuação de feliz domingo e semana.
    AG

    ResponderExcluir
  14. Que belo texto.
    Temos que saber gerir o mau humor, nem sempre é fácil mas temos que tentar pois bem como tu dizes os outros não tem culpa disso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/06/wafles-de-banana.html

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que passa, né? Ninguém merece ficar de mau humor sempre.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  16. Claro, e tem de passar. Não faz bem a ninguém. Adorei o texto!

    Do Gil António:- Sonho de um amor inconstante

    Bjos
    Votos de uma óptima tarde.

    ResponderExcluir
  17. adorei o texto! ninguém esta feliz o tempo td, mas tbm nao da pra ficar de mau humor pra sempre nao né, xo bad vibe!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Lívia!! E buscar o equilíbrio não é fácil, mas é possível! ;)

      beijos!

      Excluir
  18. Que texto incrível Lu!!
    Ahh, quando estamos de mau humor é claro que queremos mandar tudo e todos às favas!!
    Mas não podemos nos esquecer, que ninguém é obrigado a aturar o mau humor alheio e falta de educação não é mesmo?

    Por isso que a gentileza é tão importante e como está em falta...
    Um beijo querida e mais um texto certeiro, com certeza!!
    Desejo uma semana maravilhosa!!:)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!! Fico tão feliz que gostou! E gentileza é realmente o que me toca, o que me move, o que me emociona ;)

      beijos

      Excluir
  19. Sorte nossa que muda e que passa... Adorei o texto Lu! Beijão!

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente todos temos dias maus, temos é de controlar o mau feitio, pois as outras pessoas não têm culpa, não é verdade? :)

    O que vale é que é uma vez por acaso e todos os outros dias são muito melhores! :D

    Beijinho grande e um dia feliz <3
    https://demantanosofa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Também acho que vale tentar sempre! ;)

      beijos

      Excluir
  21. Mau humor infelizmente é contagiante. Mas depois passa, rsrs.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  22. aiiii esses textos sempre me ajudam! fico muito feliz!
    sou uma pessoa bem estressada, ás vezes acordo de mau humor... acabo descontando em pessoas que não devia e acabo ficando triste comigo mesma depois. obrigada por isso! vou ler sempre <3

    * tem POST NOVO lá no Blog. dá uma espiadinha!
    beijo, beijo.
    www.poderosaderosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu é que fico feliz em saber que, de alguma forma, o texto ajuda! Obrigada mesmo! ;)

      beijos

      Excluir
  23. Verdade que acontece por vezes Lu!
    Saudade de passar por cá.
    Belíssimo texto!

    Bjs

    Rui
    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir
  24. Good Vibes Only...
    that should be our mantra in life.
    Yeah, but sometimes
    we just can't help it to be in a bad mood
    because of the circumstances in our life.
    Nice post.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes! That's true! But I think that it's possible we can try to change a bad mood. And you? ;)

      Thank you so much!

      Excluir
  25. Hola, paso a saludarte..no me deja traducirlo..un saludo desde Murcia.

    ResponderExcluir
  26. r: Se tiveres oportunidade, aconselho a leitura :)

    ResponderExcluir
  27. Sempre que eu estou de mau humor, tento pensar qual é a razão dele. Saber de onde ele veio ajuda a me livrar dele.
    Acho que a sua reflexão aqui é válida, principalmente porque traz esse assunto para a roda. Normalmente, as pessoas não costumam pensar muito nisso tudo.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa dica, Fernanda! Entender e assimilar, né? Obrigada, viu!

      beijos

      Excluir
  28. Minha primeira vez por aqui e amei!!!
    Li tudo que precisava. Não devemos ter o foco somente pra nós, quando o outro por muitas vezes é nosso espelho.
    Fantástico.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh jura? Que maravilha! Seja bem-vinda! Fico feliz, viu! Obrigada!!!

      beijos!

      Excluir
  29. Ainda bem que tudo passa até mesmo os dias ruins.
    Estou de volta!
    big beijos
    luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHh que bom, Lulu! Seja bem-vinda e que possa voltar com tudo! Obrigada! ;)

      beijos

      Excluir
  30. Quem nunca acorda com mau humor por vezes temos que ter algum que nos consiga ajudar a melhorar o nosso dia
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Tem gente que acorda de mau humor, né?! Que possam afastar isso ainda pela manhã rsrs

      beijos

      Excluir
  31. Passando para ver as novidades.
    Que texto bonito!
    Apareça...
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  32. Respostas
    1. Oi, Diana. Obrigada pela visita. Fico feliz que gostou do texto!

      beijos

      Excluir
  33. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar a continuação de uma boa semana, amiga Lu.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima semana pra você também, Jaime!

      Obrigada!

      beijos

      Excluir
  34. Ainda bem rsrsrs, ótima reflexão.

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  35. Eu ando controlando meu mau humor, ando tentando me conectar comigo mesmo para que os outros possam me entender. Não é fácil, mas é necessário.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu sei que não é fácil, mas essa tentativa é tão importante. Que tudo fique melhor pra você! ;)

      beijos

      Excluir
  36. Amei o texto!! Cheio de verdades!! Tem mesmo muita gente que acaba jogando os problemas em cima de todo mundo e acaba deixando as outras pessoas estressadas também, sempre tento me controlar e não descontar meu estresse em ninguém pois sei bem como é isso e não é legal.
    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yanna. É verdade! Fico feliz que gostou! Muito obrigada! ;)

      beijos

      Excluir
  37. Bom dia, querida Lu, seu texto nos mostra o quanto devemos cuidar para não jogar nossos problemas em quem nada tem a ver com o acontecido. Muitas vezes ouvimos, ah! me desculpa, mas estou de mau humo. Ninguém é obrigado a nos aturar quando nem nós mesmos, conseguimos nos aturar. E há uma verdade, que deve ser seguida à risca: Não faça ao outro o que não quer que façam a você.Simples assim. Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Preciso tanto encontrar minha paz, super me identifiquei com o texto demais, adorei suas palavras!

    https://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E espero que possa encontrar logo, aí dentro, com aquele abraço apertado em você mesma! ;)

      beijos

      Excluir
  39. Esse texto foi um tapão na minha cara real. Tenho passado por momentos sérios de mau humor e deixado isso, realmente, atrapalhar a minha vida e mexer com a minha vibe, minha mãe até me mandou um áudio de uma palestra no whatsapp que tinha o mesmo objetivo do teu texto, sabe? Pra ti ver como as coisas tão por aqui hahah. Preciso urgentemente reencontrar minha paz, como falaram aí em cima, e amei o texto, são coisas que a gente precisa muito ler e relembrar.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela. Sabe que eu acredito que você pode encontrar aí dentro de você. E tenho certeza de que vai encontrar o melhor caminho para isso! Fique bem! ;)

      beijos

      Excluir
  40. Assim como praticamente tudo passa, quase tudo passa.
    Então precisamos sempre pensar positivo e não nos deixarmos abater.
    O mau humor vem, mas logo, logo ele vai embora.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  41. Verdade, sempre temos que pensar que o problema é nosso e não devemos descontar nos outros!

    www.coisasdepriscila.com
    instagram l Participe!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  42. Eu também penso exactamente assim... pelo que os meus momentos mais mal humorados... primeiro têm de ser digeridos por mim, a sós!... Só depois deixo entrar os demais... aos pouquinhos... depois de me reorganizar de novo, por dentro...
    Mais um excelente post... bem pertinente!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  43. Lu : mais um questionamento oportuno e tão atual para os dias que estamos vivendo...onde as pessoas andam jogando tantas dores nos outros.Precisamos muito multiplicar bons sentimentos...sempre@@@bjinss flor musical.

    ResponderExcluir

Sem nós

Uma das minhas realizações da vida foi o lançamento do meu álbum "Ciclos", como já falamos aqui. O disco apresenta oito canções au...