10 de dezembro de 2020

O presente

Eu ando mexida. Por dentro. Lá no fundo, sabe? Às vezes, mesmo depois de meditar no início do dia, sinto como se, no peito, algo quisesse pular, saltar, ganhar vida própria nas horas seguintes. É um borbulhar, quase uma presença que ocupa um espaço bem no centro. E essa sensação se intensifica com música, melodias, o embalo do som. Com pensamentos e projeções. O corpo parece bailar com foco nesse lugar onde tem energia acumulada. 

 

É isso. É energia acumulada. E misturada de tudo um pouco. É tudo o que envolve o olhar para o passado e olhar para o futuro. É analisar o que ficou ali atrás e o que pode seguir mais à frente. É projetar o amanhã, lembrando do que aconteceu ontem. É um vai e vem de ideias, desejos, medos, inseguranças, certezas e tudo o que a mente pode produzir. E, ao mesmo tempo, não é nada.

 

Nada porque o que foi não volta. Não há mais como mudar lá atrás. Podemos até tentar ali na frente, mas o que foi, já foi. E o que vem não há como dizer como será. Imaginar, torcer, acreditar, tudo bem. Mas saber, saber mesmo, saber de verdade, aí não.

 

E foi nesse momento de análise que eu parei para prestar atenção nesse "mexe-mexe-mexe" dentro de mim. Respirei, silenciei pra ouvir meu corpo. E aquela sensação, que poderia ser incômoda em algumas situações e que poderia virar até palpitações de ansiedade - já tive isso e sei o quanto é difícil -, se tornou agradável. Coloquei minha atenção total no corpo e senti as batidas do coração. Eu estava ali. Estava bem. Estava comigo. Viva. No meu ritmo. No presente.

 

Quem está conseguindo fazer esse exercício diário e difícil de se manter no presente?




30 comentários:

  1. É difícil e eu ando com a ansiedade à milhão... Por vezes de tanto a fazer e o que fiz, parece que estou num outro ano já,rs..Mas aqui, justificada... Acompanhmento exames e cirurgia próxima do maridão... Daí ,junta-se o final ano, formatura neto, etc, etc... e a pandemia, onde ainda não saio de casa, apenas pra exames,etc...Podes imaginar., Que te sirva de consolo...Não estás só...beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. eu estava assim o mês passado. esse período mexe muito com a gente. eu tenho fico muito triste com a quantidade de famílias que estão perdendo entes queridos. fico tentando dar força, dando apoio, mas é como vc disse, não volta mais. muito triste. se cuida. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. " Estamos sempre no presente, embora não exista quem deixe de vasculhar o seu próprio passado e de quebra ainda pense em um futuro que poderá não existir. Portanto, vamos vivendo o Agora como se fosse o último.
    O Hoje é a pérola da vez e todos os dias devemos agradecer pela beleza e suas surpresas sem levar muito em conta se nos fazem felizes ou tristes, pois vivemos dentro de prazos de validade, de altos e baixos, tudo passa e se transforma."
    Uma boa tarde. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Essa pandemia forçou boa parte das pessoas para viver um dia de cada vez, não é mesmo?!
    Eu tenho tentado estar mais presente a cada dia. É um exercício. Vamos seguindo e tentando. :)
    No fim, dá certo.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  5. Incrível como, quando a gente começa a meditar, descobrimos uma parte de nós que nem sabíamos que existia. Eu também medito, e acho que é enriquecedor para nossa alma.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei a reflexão. Tenho me sentindo incomodada a maior parte do tempo. É como se eu tivesse algo para falar, mas eu não sei o que é.
    Nem meditar tem me ajudado
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a reflexão, Lu! É sempre bom prestarmos atenção no que nosso corpo diz.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. E é bom quando nos sentimos vivos. há que tocar sempre a vida para a frente!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lu.
    Quem sofre de ansiedade está sofrendo muito nessa pandemia. Eu tive várias crises, mas a gente vai levando e vivendo um dia de cada vez hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, eu também ando bem mexida. Ando cansada e sentindo que vou entrar na crise de ansiedade. Nesses momentos eu tento fazer exercício de respiração, ir para a varanda, olhar para o tempo lá fora.
    É um exercício difícil sim, mas bem necessário.
    Precisamos estar atentas aos sinais do corpo.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  11. Seu texto reflete o que muitos estão sentindo nesse contexto que vivemos. Que bom conseguir parar, respirar e sentir os pés no chão. É mesmo um exercício necessário. A ansiedade quer tomar conta. Fique bem. Agradeço e visita e o comentário. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. É mesmo preciso que nos foquemos em cada dia para não perdermos o rumo. Claro que andamos cansados, mas não vamos deixar que fiquemos vencidos. Coragem, amiga.
    Gostei do seu texto cheio de motivos de reflexão.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Todos queremos viver, perceber a matéria de que somos feitos, sentir os segredos daquilo que nos envolve...
    Boa reflexão.

    ResponderExcluir
  14. Querida Lu, como está difícil amiga!!
    Ainda bem que você consegue manter a serenidade, pois a sua reflexão mostrou que sabe como se portar diante do momento complexo que vivemos...
    Já eu estou muito alterada, ansiosa, sinto falta de ar, incômodo no estômago, tonturas, tudo fruto da ansiedade e do medo... Realmente é tentando viver um dia atrás do outro, o futuro se dissipou...

    Beijos amiga e se cuida muito!! :)))

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida Lu, então, os tempos estão difíceis.Gostei do seu relato, do seu exercício, do seu exemplo de vida.Penso que neste momento a ansiedade está fazendo muita gente sofrer, e assim perdem o rumo, perdem as expectativas, perdem os objetivos para seguir em frente.Tenho feito muita meditação, pois também sinto a necessidade de acalmar minha alma. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Lu venho desejar-lhe um Santo e Feliz Nata.
    Que 2021 lhe traga tudo o que deseja.
    Beijo, muita saúde.

    ResponderExcluir
  17. Pois é, pois eu sinto um desconforto muito grande, preocupo-me com minha vida, mas muito com a vida de meus filhos e marido. Não sabemos onde anda o inimigo, não sabemos de nada, apenas que muito pouco acreditam e isso é de extremo perigo para todos. Os cuidados são enormes. Estou na ansiedade, na espera das vacinas, embora já existam aqueles que negam tudo. E esses são o maior perigo para nós.
    Lu, desejo a você e sua família um Ano Novo com muita saúde, paz e esperança!
    beijo!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Lu.
    Foi um ano quê muitos se conhecerem mais, passaram da valor as coisas realmente valiosas. Perceberam que para morrer, basta estarmos vivos. Como já a muito tempo lido com a possibilidade da finitude a pandemia não me trouxe medo da morte, mas sim medo de me contaminar e terminar contaminando quem amo. É impossível não sentimos desconforto com tantas limitações referente ao confinamento. Mas graças a Deus eu estou em paz e mantendo a fé e confiança em Deus quê tudo pode e é o médico dos médicos, o nosso pai amado. Quê bom quê você está bem. Bonita reflexão. Um abençoado 2021. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  19. Uma sensível análise na primeira pessoa!

    Venho desejar um Ano Novo melhor! @braço e muito obrigada pela presença na minha vida.

    Por estes dias é-me impossível a vida virtual, a realidade reclama-me. Voltarei. Beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu comecei esse "exercício" de bloquear uns pensamentos e esse tipo tá muito incluso, espero conseguir manter em 2021.

    Feliz 2021!
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  21. faço exercício dia sim dia não mas é complicado conciliar tudo
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Faço exercícios 4 vezes na semana é meu momento e que eu amo cuidar de mim

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  23. Excelente post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  24. CONVITE DA IRMANDADE DE ILLUMINATI 666

    Este é um convite aberto a todos os interessados ​​em fazer parte do maior conglomerado do mundo e chegar ao auge da sua carreira. Como começamos o programa de recrutamento deste ano e nossa festa anual da colheita está quase chegando, decidimos apresentá-lo à "Nova Ordem Mundial".

    Neste ponto, estamos garantindo a qualquer um que esteja pronto e fiel para se tornar um membro desta grande organização, que uma vez que ele / ela se torne um membro pleno da irmandade Illuminati, então automaticamente se tornará rico, poderoso e famoso na vida e alcançará todos os desejos do seu coração e também recebem um salário mensal de $ 500.000 USD. Estamos prontos para mudar sua vida, podemos realizar seus sonhos.

    O grande distrito dos Illuminati oferece a você uma oportunidade vitalícia de realizar os desejos do seu coração. Acredito que todos neste planeta "Terra" conheçam a ILLUMINATI, mas para aqueles que não sabem muito sobre esta Organização, vou informá-los sobre isso. Os Illuminati são uma sociedade secreta que abençoa a humanidade e realiza seus sonhos de se tornar um milionário, bilionário e também promove seus vários negócios. Neste momento, acredito que você conhece mais sobre esta organização e não há razão para ter medo de nada.

    Não estou aqui para mexer com você ou jogar com você porque, da forma como está agora, há muitas pessoas por aí que se fazem passar por nós, alegando ser membros do ILLUMINATI. Portanto, a Fraternidade então chega à conclusão de Globalizar esta organização a fim de ajudar aqueles que estão realmente prontos para se tornarem parte desta Grande Família e aqueles que foram enganados pelos Impostores. Agora acredito que esta é a sua oportunidade de se juntar à nossa prestigiosa Organização e deixar você e sua família orgulhosos.


    Se você está interessado em ingressar nesta Grande Organização ou para mais informações. em seguida, entre em contato com nosso Grand Lodge em Pennslyvania, EUA, via WhatsApp: "+1 (325) 261-7127" ou nosso e-mail oficial: [illuminati666grandlodge@gmail.com]

    Assinado: GRANDMASTER

    ResponderExcluir
  25. sei lá como cheguei aqui, mas curti seus textos
    bjos

    ResponderExcluir
  26. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Loterias

    ResponderExcluir
  27. Gosteeeeeei

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Estava assim a alguns meses atrás, está sendo uma época difícil, mas é bom se cuidar, é bom parar um tempo e olhar dentro de si.Beijos flor!

    www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
  29. Um presente que de fácil nada tem tido.
    Ainda assim temos de olhar em frente e aproveitar a vida da melhor forma, na medida do que cada momento possa permitir.
    Bj e muita saúde.
    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam

    ResponderExcluir
  30. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Lavínia Castro

    ResponderExcluir

O presente

Eu ando mexida. Por dentro. Lá no fundo, sabe? Às vezes, mesmo depois de meditar no início do dia, sinto como se, no peito, algo quisesse pu...