11 de novembro de 2020

Cada um com seus amores

A vida mudou bastante este ano. Na forma de viver, de conviver, de se relacionar, em tantos formatos. Até de amar. Amar não só no sentido romântico. Mas no sentido mais amplo de se dar, se doar, deixar de olhar apenas para si, de virar-se para o outro e zelar por ele. E tudo isso na solidão ou na solitude. Na diminuição dos espaços. No mínimo. Na pausa. 

A mudança e o manter-se nesse caminho, no entanto, dependem das escolhas de cada um. Talvez, para alguns, a vida mostre que chegou a hora de novas diretrizes, de ampliar os limites, de fazer escolhas corajosas para viver. Apenas para permitir-se viver.

Sem o subterfúgio das intenções, o medo dos movimentos sem previsões, o desejo do controle inventado. Porque, de fato, não há controle, não há certeza do que será ou virá. Ou até mesmo o que cada um viverá. E nos privamos de sentir por achar que as dores já vividas podem voltar. Mas, na verdade, nada será como antes. 

Nada se repetirá. Nem agora e nem depois. Nem as dores. Nem as alegrias. Nem as pessoas. Essas chegarão e terão outras cores, outros sabores, outras intensidades. Virão por diversos caminhos, outras estradas, outras áreas, outras delimitações. 

Não há certeza de como pode ser cada uma das escolhas. Boa ou ruim. Clara ou escura. Mas terá imperfeição em algum momento, isso sabemos. Com as possibilidades de ajustes possíveis à perfeição e com a noção de que essa perfeição não chegará. Serão necessárias as concessões de afeto. 

É verdade que alguns podem preferir se manter no lugar onde estavam antes disso tudo. Não assimilar as mudanças. Deixar pra lá e esperar tudo isso passar. No movimento antigo de se segurar, não ver, simplesmente por não querer. Por saber que, uma hora, isso também vai passar. Porque vai passar. E tudo bem não querer mudar. Vai passar isso também.

Pra mim, o importante, nesses tempos atuais, é a sintonia. Mais do que nunca. É ter ideias que se encontram. Ter desejos que se alinham. Ter detalhes tão parecidos numa inevitável parceria. Ter liberdade para ser dois. Juntos. 

A vida continua a nos mostrar que uma coisa não mudou: cada um com as suas escolhas. Cada um com sua vida. Cada um com as suas possibilidades de amores. 

E o que mudou para você?



53 comentários:

  1. Oi, querida Lu!

    Espero que você esteja bem e feliz, embora a situação pandémica mundial o não permita, quer queiramos, quer não.

    Um texto mto oportuno e que merece a nossa reflexão. Nada será como dantes, é verdade, pois a História nunca se repete. Vivamos o momento, o presente, pois é nele k estamos.

    O que mudou para mim foi a falta de liberdade de movimentos, o uso obrigatório da máscara, que me tolda a mente (ela passou a ser meu acessório de beleza) e o recolher obrigatório.
    Não sou uma pessoa mto sociável, nunca fui, nem k goste de ajuntamentos, portanto, isso em nada me afetou.

    Beijos e boa semana. Saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu. Um momento muito difícil para todos. Bom que conseguiu conviver bem com esse momento. E que a máscara virou um item a mais de beleza rs obrigada pela visita carinhosa! Espero que todos fiquem bem por aí!

      beijos!

      Excluir
  2. Olá Lu,
    Eu penso que as relações humanas vão mudar. Daremos mais valor ao contato físico entre as pessoas que amamos e prezaremos menos a vida virtual. O Hoje é fundamental.
    Estou muito triste longe dos amigos, mas tenho fé que vai passar.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer por isso, Lulu! Essa distância realmente é complicada. A saudade aperta, o desejo de contato, de abraço, de colo! Bem difícil. Mas vai passar!

      Obrigada, viu!

      beijos

      Excluir
  3. Lindo teu texto, adorei tuas reflexões.Pra mim, o mais difícil é a saudade de conviver com filhos e netos...Muito triste! MAS UM DIA,HÁ DE PASSAR! Bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica. A saudade é realmente muito muito difícil! Vai passar, sim. Pode demorar um pouco, mas vai.

      Beijos!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Boa tarde Lu Dantas.
      Na vida mudou algumas coisas que é preciso superar, mas ganhei uma surpresa muito boa no meio da pandemia, coisas de Deus. Bjs.

      Excluir
    2. Que bom, Maria Emilia. Que o universo possa lhe oferecer mais boas novas!
      beijos

      Excluir
  5. Se já tinha essa consciência, mais enraizada ela ficou, de que nada é garantido, que a vida nos pode fugir a qualquer instante.
    Mas haja esperança que depois da tempestade vem a bonança.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja! E que seja em breve!
      Obrigada, viu!

      beijos

      Excluir
  6. Nada é garantido num piscar e fechar de olhos tudo muda

    beijinhos
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo muda todo o tempo! Às vezes, tão rápido, né?!
      Obrigada pela visita!

      beijos

      Excluir
  7. Na minha opinião, esta pandemia, com suas restrições à liberdade, veio agudizar e validar as más-vontades de muita gente. Olha-se o outro desconfiados, como se ele esteja leproso e nos venha atacar. O amor, a empatia, andam pelas horas da morte. Claro que, felizmente, há excepções.
    Esperemos que o ser humano aprenda alguma coisa com isto e se venha a tornar melhor. Haja Esperança!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a esperança de muitos! E que tudo isso nos sirva para dias melhores, vidas melhores, relações melhores! ;)

      beijos

      Excluir
  8. sim, é um ato de amor manter a distância e o isolamento. um ato de amor aos mais próximos e tb a humanidade. momento difícil. medo de escolhas já que sabemos o q tem q ser feito, mas nem sempre aguentamos demasiadamente o isolamento. há de se ter cautela como diz a poeta elisa lucinda. eu tenho muita dificuldade de lidar com os medos. principalmente com o medo de perder pessoas queridas. medo que sempre existiu, mas potencializou agora. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. É uma situação muito difícil. São escolhas mesmo. E que possamos fazer as nossas e de coração leve.

      Obrigada, viu!

      beijos

      Excluir
  9. Vivendo um dia de cada vez. Fique bem. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E assim, seguimos! Que todos fiquem bem por aí também. Obrigada pela visita!
      beijos

      Excluir
  10. Me agrado mucho el texto
    que nos obsequias, te quedo
    bello.

    Besitos dulces
    Siby

    ResponderExcluir
  11. A minha vida mudou muito e, isso me deixa angustiada por não poder fazer o que fazia antes, mas aguardo por melhores dias!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei bem como é isso, Marisa. E essa angústia vai e vem. Que venham os dias melhores em breve!

      beijos

      Excluir
  12. Oi Lu,
    Realmente essa pandemia veio para
    mudanças não só nossa mas do mundo.
    Mudei sim, algumas mudanças difíceis outras não.
    Mas nem tudo é triste tive um reencontro maravilhoso
    nesse período.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um salve aos lindos reencontros da vida! Que bom! ;)
      beijos

      Excluir
  13. Muito bom o teu texto!
    Há na verdade coisas que mudaram. Temos necessariamente outras rotinas, outras preocupações, outros comportamentos. E não é fácil a adaptação. Temos algo que condiciona de forma incontornável a nossa vida! Mas o mais preocupante é a incerteza do dia seguinte. Caminhamos num caminho pantanoso. Esperemos que tudo corra bem!!

    Um abraço. Te cuida!
    A.S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tudo corra bem! Esse é o nosso pensamento por dias melhores!
      Obrigada pela visita, viu!

      beijos

      Excluir
  14. Pra mim graças a Deus as coisas mudaram pra melhor ♥
    Belo texto!
    Boa sexta-feira 13 hahahaha!

    http://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei o texto. Nesses tempos não temos a certeza de nada e sabemos que podemos esperar tudo de todo mundo. Mas é só ter fé para tudo se ajeitar
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Lu Dantas, que texto maravilhoso, verdadeiro e realista!
    Como o "vento da mudança" nos empurrou para um abismo, agora só vivemos o presente, um dia após o outro e o futuro tomou uma dimensão surreal...
    A vida tomou um novo rumo, a nossa liberdade foi cerceada, fomos impedidos de estar perto de quem amamos, principalmente quem está na idade de risco e tudo por causa de um vírus.
    E precisamos proteger a todos! Fazemos a nossa parte!
    Você escreve lindamente Lu, é um prazer imenso ler suas palavras!
    Tenha um final de semana maravilhoso, na medida do possível!
    Beijos!! ;))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Você é sempre tão gentil e carinhosa em suas observações. Fico tão feliz em tê-la aqui e ver o que segue firme, apesar do "vento da mudança". Que sigamos assim! Agradeço muito, viu! Que a vida lhe retribua sempre! Ótima semana!
      beijão!

      Excluir
  17. Incrível o texto, adorei. Esse ano mudou tanta coisa para mim. Trabalho, relacionamento. Onde no começo do ano parecia que eu tinha entrado em um caos total, agora no final do ano vejo o quanto evoluí e precisava de tudo que ocorreu. No final, os pior finais dão chances a gloriosos começos. Não podemos ter medo da mudança, não importa qual seja. O importante é ser feliz sendo nós mesmos. Todo esse ano mostrou que não vale a pena somente levar a vida e existir. Precisamos começar a viver verdadeiramente cada momento.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Várias mudanças mesmo! E que bom que a vida deu essa virada e você conseguiu avaliar dessa forma e ver o crescimento e a transformação diante do que estava acontecendo. Acredito mesmo que, desta forma, a gente caminha melhor. Obrigada, viu!
      beijos

      Excluir
  18. Não poderia concordar mais com você. Essa situação nos fez enxergar a vida de forma diferente e acredito que nos ajudou a sermos pessoas melhores, com mais amor ao próximo.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pathy. Eu penso muito assim também! Que possamos seguir com essas ideias para o mundo! ;)
      beijos

      Excluir
  19. Um magnífico texto, para ler e reler.
    Gostei muito.
    Bom fim de semana, querida amiga Lu.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Lu.
    A sensação é de que não vivi esse ano. Passou tão rápido e praticamente trancada dentro de casa. Eu espero e tenho esperança que mude alguma coisa sim nas pessoas, mas não acredito nisso não. Infelizmente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! O ano realmente voou, apesar da inércia, né? Olha eu quero acreditar que muitos serão tocados por tudo isso. Boa semana!
      beijos

      Excluir
  21. Li com muita atenção o seu texto. Gostei da ideia de fazer escolhas corajosas para permitir-se viver. É preciso coragem e esperança, sim.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graça. São as escolhas diárias que ditam as nossas vidas, né? Que possamos fazer as melhores.
      Ótima semana
      beijos

      Excluir
  22. Olá,
    Vejo pessoal falando tanto de como foi esse ano, tanta solidão e tals, pra mim foi super normal ficar em casa direto - faço desde que fiquei desempregada. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana. E me parece que você tentou levar esse momento de "pausa" na leveza. Que tudo se renove e se encaminhe logo para você! beijos!

      Excluir
  23. Ótimo texto e reflexão.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, querida Lu, seu texto nos leva a uma profunda reflexão.
    Devemos realmente, analisar tudo que temos na vida, fazer escolhas, que nos façam sermos melhores a cada dia.O importante, nesta época de pandemia, mesmo com o sofrimento, com a ansiedade, podemos crer na vida e nossas escolhas, as quais continuarão sendo nossas. Gostei muito. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marli. É verdade! Penso assim também. Que possamos fazer boas escolhas! Boa semana! beijos

      Excluir
  25. Eu enxergo meio que de esguelha,
    mas pelo mesmo caminho, confesso.
    Beijos e beijos, muitos.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde de paz, querida amiga Lu!
    Muito interessante sua abordagem.
    Gostei muito de uma palavra perfeita para definir o novo normal no Amor: Sintonia.
    E preciso haver cumplicidade para que não sucumbamos aos horrores da Pandemia.
    Texto muito bem escrito que gostei muito de ler agora.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  27. O valor do presente, e a nossa fragilidade perante circunstâncias que nem sempre conseguimos mudar ou controlar... são as grandes lições desta pandemia... que também nos veio separar o trigo do joio... mostrando com quem nas horas mais angustiantes, podemos mesmo contar!...
    Mais uma excelente reflexão, como sempre, por aqui, Lu!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Sem nós

Uma das minhas realizações da vida foi o lançamento do meu álbum "Ciclos", como já falamos aqui. O disco apresenta oito canções au...