17 de maio de 2018

Fazer o bem

Gentileza é uma coisa que me toca da mesma forma que a falta de gentileza me tira do sério. Claro que não sou Madre Teresa de Calcutá ou Chico Xavier, isso para citar alguns. Claro que tenho meus limites, dou meus gritos, reclamo das coisas. Mas me esforço e muito para conter esses impulsos exagerados e que acho nocivos pra mim, apesar de nem sempre conseguir. 

Somos todos egoístas. Pensamos primeiro em nós, segundo em nós, terceiro em nós e vamos até o vigésimo ou mais degrau para pensar em nós. E só aí pensamos que, talvez, possamos tentar pensar no outro. Afinal o nosso bem é o nosso bem! Refletimos assim muitas vezes. Mas esquecemos o quanto é gostoso sentir o peito aquecido e o quanto nos enche de uma sensação deliciosamente boa quando ajudamos o outro, quando podemos exercer a nossa gentileza. 

Acho que ter a consciência de que prezar pela gentileza no nosso dia a dia vai nos fazer tão bem já poderá nos ajudar muito. E aí eu admito que saio um pouco do meu rumo  natural e da minha sensatez quando a falta dela é muito explícita. E isso a gente pode ver todo o tempo ao nosso redor. É só prestar atenção.

Não sei se já perceberam, mas uma delas é na escada rolante. E posso citar a do metrô para as cidades que têm esse meio de transporte  Há quem não está com pressa de manhã e fica parado do lado direito, deixando o lado esquerdo para os atrasados, pessoas com pressa ou quem não quer ficar ali e prefere andar na escada para sair dela logo. Claro que isso é uma convenção e não uma obrigação de todos decidir por estacionar do lado direito. E é assim em vários lugares do mundo. 

Mas já vi pessoas paradas do lado esquerdo e dizendo aos quatro ventos que não vão sair e que quem quiser passar, que espere. Certa vez, me arrisquei ao levar um fora quando uma moça conversava com outra falando sobre isso. Aproveitei para falar baixinho para ela que ficar à direita, como eu e outras pessoas estávamos, era um gesto de gentileza. A moça ficou constrangida e disse apenas que não tinha ninguem querendo passar e que tinha espaço do lado direito dela. Falei que minha intenção não era ofendê-la.

Minha vontade era dizer que um dia ela poderia precisar subir correndo para não perder o horário de uma entrevista de emprego, o tão esperado primeiro encontro com o gato, um almoço de negócios ou apenas a agonia de ficar ali parado. Não importa. Deixar livre o espaço para que o outro faça o que quiser do tempo dele é uma gentileza.

A gente esquece, às vezes, que pode estar na condição do outro, que podemos precisar daquilo. Mas não. Achamos que estamos sempre certos dentro da nossa arrogância e da nossa prepotência. Às vezes, nem admitimos isso, vai. E digo isso porque também acaba sendo uma arrogância minha achar que estou certa. Isso não é uma lei, a pessoa não tem que seguir o que eu penso. Realmente. E eu sei disso. Mas eu aposto nisso para me exercitar em olhar para o outro. 

Claro q pode ter um dia em que não estarei bem, meu humor será daqueles e, por algum motivo de loucura, vou querer parar do lado esquerdo. Aqueles dias em que queremos implicar com o mundo, sabe? Quem nunca teve um dia assim? Mas aí minhas consciência grita logo e me joga na cara isso. E aí aquela culpa em não pensar no coletivo bate no peito e, para que ela não fique me corroendo - porque eu tenho esse impulso de ser gentil -  eu cedo. E reflito. E relaxo. E sorrio. E vejo que é muito mais gostoso fazer o bem ao outro.

E vocês? Já se sentiram assim?

107 comentários:

  1. Verdade isso, também tenho tentado muito exercitar esse meu lado.. conter impulsos exagerados, ter mais leveza e ser mais gentil. Ótima reflexão!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. As pessoas têm cada vez mais dificuldades em se colocar na posição do outro, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Marta. Às vezes, esquecemos que podemos estar na posição do outro e que compartilhar, dividir e doar é bom!

      beijos!

      Excluir
  3. eu treino sempre. acho que é o q vc disse mesmo, nós temos impulsos, mas precisamos nos esforçar. não ser uma boba boazinha. mas tentarmos ser educadas e engolir sapos. recentemente um vizinho disse que se a pessoa não tem a compreensão, não adianta dialogar. eu temo às vezes de insistir ao diálogo. mas cada um reage de um jeito. então desgastar sem nada mudar não faz sentido mesmo. não precisamos "vencer". beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita. Que bom! Acredito que essa não é questão de ser boazinha. Não mesmo. É questão de ser gentil. Gentileza é uma forma de amor ;)

      beijos!

      Excluir
  4. Não tem coisa mais gostosa do que fazer o bem, né Lu? E é aquilo: gentileza gera gentileza, é um ciclo de positividade que a gente deveria exercitar mais. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. Sabe que aprendi o quanto isso é bom! E aí me exercito sempre que posso. Até mesmo quando meu humor quer me atrapalhar rsrs

      Obrigada, viu!

      beijos!

      Excluir
  5. lindeza de texto, o bem que a gente faz se propaga, se espalha, volta pra gente, é uma sensação bem maravilhosa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Gostei muito do texto, eu estou a tentar ser mais tolerante, por vezes respiro fundo e gosto de ver o lado bom das coisas!
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta. A tentativa é a minha amiga todos os dias rsrs tem dias em que preciso respirar fundo também. E assim vamos! ;)

      beijos!

      Excluir
  7. Eu tento sempre fazer o bem e aquilo que é mais correcto, pois penso que se estivesse do outro lado, também era assim que eu gostava que me fizessem a mim.

    Às vezes, quando presencio atitudes menos correctas por parte das outras pessoas, fico irritada e penso que se essas pessoas pensassem bem no que estão a fazer e se se colocassem no lugar dos outros, talvez tivessem outro tipo de atitude....mas enfim!

    Um bonito texto, que nos leva a reflectir!

    Beijinho grande e bom fim de semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. Ahh eu penso assim também. E que bom, né!!!

      Quanto ao tempo, também fico com essa irritação, sabe. Mas depois eu penso que, às vezes, o outro é assim por ignorância, por não saber como é melhor adotar as coisas boas da vida ;)

      Obrigada, viu!

      beijos!!

      Excluir
  8. Boa noite Lu.
    Um belo texto, precisamos praticar sempre a tolerância e se colocar no lugar do outro é um primeiro passo para sermos uma pessoa cada vez melhor. Gentileza gera gentileza. As pessoas andam tão estressadas, que muitos brigam por tudo, e o pior é que brigam por coisas insignificante. São incapazes de fazer um ato bom por humanidade, e sim esperando algo em troca. Mas felizmente ainda existe pessoas sensatas, que pensam em não prejudicar de forma alguma outra pessoa. Um lindo domingo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirtes! É uma pena mesmo. O jeito é tentar melhorar a nós mesmos e agir com gentileza até a quem não é gentil. Espero que esteja melhor! ;)

      beijos!

      Excluir
  9. Olá Lu! Tudo bem?
    Me identifiquei muito com o seu texto! Eu sempreee tento ser gentil, sorrir e tentar ser como eu gostaria que as pessoas fossem comigo. Mas tem aqueles dias que parece que a gente acordou virada do avesso e quer implicar, né? Que loucura! hahah
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma loucura, Tamara rsrsrs tenho isso de vez em quando. Aí eu tento identificar o que me afetou e tento mudar a energia rsrsrs ;)

      beijos!

      Excluir
  10. Com certeza isso é um treinamento constante para todos nós.. pois mesmo que queiramos, às vezes temos recaídas.. mas o bom é estar sempre tentando e evoluindo..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! E muitas recaídas. O exercício é constante e de paciência com a gente mesmo ;)

      beijos!

      Excluir
  11. Temos muito que aprender e mudar. Quando a gente precisa muito de ajuda, acaba se tornando um pouco mais solidário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh a estrada é tão longa, Adriana. Mas a persistência é o que nos move. E abrir o coração para essa solidariedade e amor! ;)

      beijos!

      Excluir
  12. Pensar primeiro em nós não é mau, na minha opinião. É, até, uma forma de evitarmos procurar nos outros aquilo que nos falta, porque temos que ser capazes de nos aceitar como somos e gostar de nós por isso mesmo. Agora, não podemos é permitir que isso nos impeça de ver os outros, de lhes estender a mão quando precisam; não podemos achar que somos os únicos no mundo.
    Temos que estar bem para fazer o bem. E temos que lutar por isso diariamente!

    r: São uns pestinhas ahahah
    É um amor que me faz todo o sentido

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreia. Também não acho ruim. Só acho que tem um limite rs exatamente o que nos impede de olhar o outro. Obrigada, viu! ;)

      beijos!

      Excluir
  13. Ola tudo bem?
    Concordo com vc. O que falta é gentileza.
    Ja se diz que gentileza gera gentileza. Mas se as pessoas sao estressadas com tudo e todos, só complica e acaba em confusao. E quando se depara com os mal agradecidos? Meu Deus, fico pra morrer. O mundo está de um jeito que pensamos somente em nos mesmo e os outros danes.
    muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neide. É isso! Vamos fazer o nosso sempre. E o outro? Vamos deixar o outro com o que é dele rs se ele ainda não sabe receber gentileza e retribuir, tudo bem. Sigamos! ;)

      beijos!

      Excluir
  14. Olá, Lu!

    Um texto mto real, verdadeiro, interessante e repleto de amor pelo semelhante.

    essa da escada rolante, tb acontece por cá, mas creio k há pessoas, sobretudo idosas k estão do lado esquerdo, mas sem ser por mal, sem querer prejudicar alguém. Qdo assim é, sempre chamo a atenção a elas e engendro ali uma historieta, que sempre dá resultado. não tenho nada estudado, previamente, mas na hora a imaginação funciona.

    Qdo se trata de adolescentes, aí, minha atuação tem de ser diferente, sabe. tenho k entrar na onda deles e mtas vezes resulta.

    normalmente, mantenho a calma, pke quem grita é quem não tem razão.

    Beijinhos e boa semana. Novo post. obrigada, desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu. É isso! Muito obrigada, viu! Vou lá!

      beijos!

      Excluir
  15. Fazer o bem devia ser a resposta natural de todo mundo

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!
    Boa reflexão, mas de complexa resolução, embora pareça simples. O egoísmo é o motor que nos faz ir em frente e buscar aquilo que queremos, o que nos faz pensar em nós em primeiro lugar, é uma energia necessária para nos manter centrado em nós mesmos. O problema mesmo é quando não enxergamos além disso, quando nos acomodamos em nós mesmos e não queremos saber de mais nada.
    Não acho que a solução esteja num esforço cotidiano pra fazer as coisas diferentes, isso é uma mudança de fora pra dentro. O que muda mesmo é perceber as pessoas e o mundo ao nosso redor, consequentemente nossas atitudes mudam.
    É como quando a sua consciência começa a te chamar pra realidade num dia em que você está nervosa e fica no meio do caminho de alguém e depois se sente culpada. Se sente assim porque percebe o outro e o espaço de cada um, suas necessidades.
    Falar disso e trazer a tona essa discussão é um bom exercício de reflexão e nos faz pensar e ir assimilando essa realidade. Fico feliz que tenha escrito sobre isso.
    Ótima semana pra vc :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que maravilha, Rodrigo. Tão bom quando a gente consegue refletir juntos, pensar juntos, caminhar para o bem. Muito obrigada, viu!

      beijos!

      Excluir
  17. Verdade
    Precisamos pensar no que fazemos e dar o exemplo do bem da caridade.
    Beijos
    https://omundode-marina.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina. Que possamos pensar sempre nisso!! Obrigada!!

      beijos!

      Excluir
  18. É mara! ;)

    Tento sempre fazer o bem. Mas fico chateada que não recebo esse bem de volta, sabe?! Hoje em dia é cada um por si.

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Nem sempre as pessoas têm a nossa consciência, sabe? E acredito que o bom exemplo ajuda a abrir os olhos alheios. Por isso, aposto na gentileza mesmo que eu não receba de volta! ;)

      beijos!

      Excluir
  19. Bom dia, a falta de civismo acontece em todo lado, infelizmente nota-se cada vez mais que cada pessoa vive unicamente para si própria sem se preocupar minimamente com os outros, se antes já era mau, agora a educação pior está.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo! Que possamos dar bons exemplos! ;)

      beijos

      Excluir
  20. Obrigado querida :)

    Eu sigo a velha máxima "faz o bem sem olhar a quem!" e nunca faço as coisas com o intento de receber de volta :)

    NEW REVIEW POST | YES, THIS IS THE BEST CLEAR SCRUB TO BLACK SPOTS. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Miguel! Dá aquele calor gostoso no coração quando estendemos a mão a alguém, não é? Obrigada, viu!

      beijos!

      Excluir
  21. Gosto muito dos seus textos, tão reflexivos. E, sim, a gentileza deve servir-se ao outros todos os dias. Dai e recebereis.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  22. Que texto incrível, Lu! Há muito tempo passei a ser gentil com todo mundo (fase pós adolescência). Esse exemplo da escada que deu, sempre acontece comigo. Eu sou das que quero subir correndo a escada e me irrito com quem fica na frente rs.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pathy! Tão bom deixar o coração leve assim, né? Pois é. Sou a favor de colocar uma plaquinha nas escadas rolantes rs se não me engano já vi algo assim em viagem feita para algum outro país. Só não lembro onde rs

      beijos!

      Excluir
  23. Muito bom! Um texto para reflexão, pois passamos por tudo nesta vida. A falta de gentileza também me deixa apreensiva…
    Uma boa semana,
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graça. A nos a todos, não é!? Que possamos espalhar gentileza! ;)

      beijos

      Excluir
  24. As vezes a gente está em uma correria que não presta atenção no próximo. Porém eu gosto muito de exercitar a gentileza e fazer o bem.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Simone! Tem isso também, né?! É tanta correria. Que possamos compartilhar a vida! ;)

      beijos!

      Excluir
  25. Boa reflexão, fazer o bem é sempre a melhor escolha, estou começando a ver as coisas com outros olhos. <3
    beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh tão bom isso!! Tão bom olhar para a gente e para o outro com amor! ;)

      beijos

      Excluir
  26. Gentileza e gratidão pra mim, são itens básicos para se viver bem nos dias de hoje. Amei sua reflexão. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh também penso assim. Que possamos espalhar cada vez mais essas ideias! ;) Muito obrigada! Pra você também!

      beijos!

      Excluir
  27. Fazer o bem é sempre a melhor opção.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre a tão boa opção! Tão tão tão rs ;)

      beijos

      Excluir
  28. Que texto incrível amei essa reflexão.
    Faze o bem sempre e para quem precisar.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  29. Olá, Lu.
    Acho que a gentileza é um exercício diário. Por natureza só pensamos na gente e acho que cada um tem que se esforçar sim para fazer algo pelos outros. E se colocar no lugar do outro é algo que eu procuro fazer sempre.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  30. Não existe sensação melhor do que ajudar ao próximo.
    Quem dera se todo o mundo se importasse em fazer o bem a próximo a humanidade seria bem melhor.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Sempre lembro do calorzinho bom que dá no coração rs

      beijos

      Excluir
  31. Gostei muito da reflexão! Acho que essa coisa de gentileza cai na questão da empatia também, de se colocar no lugar do outro. Acho que pequenas atitudes podem até mudar o dia de alguém. E quando a gente faz o bem, além de transformar o dia de alguém transformamos também o nosso dia.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís. É isso! As pequenas ações vão se tornando grandes. E são tão singelas e belas! ;)

      beijos

      Excluir
  32. É preciso praticar a tolerância e se colocar no lugar do outro. Nem sempre é fácil, mas temos que repensar nossas atitudes.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana. Realmente não é fácil, mas é um exercício, né. Que possamos tentar e tentar! ;)

      beijos!

      Excluir
  33. Que bonito texto, há que fazer o bem sem olhar a quem
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh fico feliz ao saber que gostou, Magda! Obrigada!

      beijos

      Excluir
  34. Olá Lu tudo bem???


    Ótimo texto, perfeito para uma boa reflexão... Sempre tento me colocar no lugar do outro, de tratar da maneira que gostaria de ser tratada, mas as vezes é difícil e por isso isso deve ser um exercício diário...


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora! É verdade. Não é fácil mesmo. São tentativas constantes com erros e acertos ;)

      beijos

      Excluir
  35. Eu irrito-me bastante com as pessoas que não respeitam os outros, que mesmo quando as chamam à atenção educadamente se impõem como se mandassem na vida dos outros. O tempo é um bem precioso e acho que ninguém tem o direito de tirar tempo à vida de ninguém, e na verdade o facto de estar parada atrás de alguém porque essa pessoa não se desvia é estarem a roubar-me tempo... E nunca se sabe se esse tempo não seria precioso no futuro :(

    beijinhos
    Travel, Tips & Lifestyle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela. É verdade! Que possamos olhar para o outro com carinho! Obrigada, viu! ;)

      beijos

      Excluir
  36. Lu, querida, as pessoas andam tão rudes que até nos esquecemos o quando a gentileza é amiga, amena e suave...
    Uma pessoa gentil nos deixa até comovidos, tamanha é a ausência de amor ...
    Realmente poucos se colocam no lugar do outro...

    Adorei a reflexão, belíssima como sempre!
    Linda semana querida!
    Beijos!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana. É exatamente isso! A vida fica tão boa, tão doce, tão suave! Que possamos espalhar tudo isso! ;)

      Obrigada, viu!

      beijos!

      Excluir
  37. Respostas
    1. Para você também! E um ótimo fim de semana! ;)

      beijos!

      Excluir
  38. Então eu estava pensando justamente nisso
    esses dias...há mais felicidade em dar do que em receber
    somos muito egoístas mesmo, e isso gera todo tipo
    de doença emocional.=(
    Gentileza gera gentileza super apoio!

    http://virtualparadisee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. Também penso assim. E a vida fica mais doce! ;)

      beijos

      Excluir
  39. Tens razão. Acho que há momentos de tudo.

    ResponderExcluir
  40. temos que fazer pelos outros o que queremos que façam por nós, e é tão complicado hoje em dia deixar nossa 'vontade' de lado para ser bom para alguém. sempre tem algo maior como desculpa para nosso comportamento egoísta.
    amei a reflexão
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Tay! Fico feliz que gostou! Obrigada! ;)

      beijos

      Excluir
  41. Ahh que bom!! Fico feliz! Obrigada!

    beijos

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, querida menina,
    seu texto é rico para reflexão, pois todos precisamos entender que fazer o bem, só nos faz bem. Parece bobagem,mas é importante os cutucões para que nós aprendamos a olhar para o nosso próximo, e não esquecer as palavras do Mestre Jesus.
    Desculpe a minha ausência em seu espaço, mas às vezes, perco alguns endereços e os encontro em outros espaços. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marli! É sempre uma alegria encontra-la aqui e ainda mais com tanto carinho. Muito obrigada!

      beijos!

      Excluir
  43. Eu nem consigo entender por que há pessoas que gostam de fazer o mal, já que fazer o bem é muito mais fácil.
    Parabéns pelo excelente texto, para ler e refletir.
    Bom fim de semana, amiga Lu.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  44. Seria natural ao ser humano praticar a gentileza e auto aperfeiçoar-se...seria...

    Beijinho

    ResponderExcluir
  45. Eu em sinto assim direto, eu sei que fazer o bem é a melhor coisa que tem. Óbvio que tenho minhas limitações, assim como você, mas já é um começo.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. Todos temos e, por isso, acho tão importante tentar! ;)

      beijos

      Excluir
  46. Deveria ser algo tão mais simples do que é né, fazer o bem. Deveria ser mais natural mas nesse tempo de crise vemos que não é bem assim.
    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  47. Maravilhosa reflexão.
    Sentimo-nos certamente bem melhor, se dermos largas ao nosso lado bom, partilhando amizade, carinho e gentileza por aqueles que se cruzam no nosso caminho.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  48. Compartilhar fazer o bem é algo tão maravilhoso, não consigo entender quem não consegue isso

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Sem nós

Uma das minhas realizações da vida foi o lançamento do meu álbum "Ciclos", como já falamos aqui. O disco apresenta oito canções au...