29 de março de 2018

Cuide do seu merecimento

Há algum tempo, tive uma sessão de terapia alternativa que mexeu comigo. Acredito que qualquer terapia, em geral, faz isso com a gente. Mas essa teve um toque especial. Teve um abraço meu em mim, sabe? Teve um suspiro de alívio como se eu pudesse dizer a mim mesma: chega de ter que dar conta sempre, chega de se cobrar tanto para ser sempre a balança, a mão estendida, os braços abertos. Tudo bem ser boa, ser legal, acolher o outro. Eu gosto de ser assim, eu aprendi com minhas experiências que ser assim me faz bem, aquece o meu coração, me enche de ternura, me faz feliz. 

Mas a questão é entender onde fica o meu direito de fraquejar, de chorar, de pedir ajuda, de pedir um abraço, de dizer que não posso, de dizer que não quero, de dizer que basta. Protelar as coisas e o meu momento frágil pelo outro é legal mas até onde isso não afeta diretamente o meu desejo e o meu plano do momento. Adiar pelo outro, para fazer algo pelo outro, para olhar para o outro e desviar o olhar de mim todo o tempo não faz bem.

Porque eu tenho o merecimento e o direito à minha vida. Tenho o merecimento e o direito de não ter que pagar a vida que eu tenho e que é o conjunto das minhas conquistas. Tenho o merecimento de estar em dia com o meu prazer, de viver o meu prazer, de sentir livremente o meu prazer. Sem ter que me julgar por desagradar o outro pelo o que ele pensa ou espera. 

Não é a submissão ao outro mas é como uma submissão a mim para não desagradar o outro. E não é uma desfeita direta, é apenas uma desfeita que se descreveria como não contrariar o outro e socorrê-lo antes de mim, entende?

Não gosto de brigar e abro mão, de verdade, das coisas em algumas situações para evitar o desgaste. Mas isso não pode virar a rotina e a negação dos desejos. É preciso ponderar mais e fazer escolhas, que não significam que terminarão em aborrecimento. O confronto se escolhe. E eu escolho sempre a leveza. 

Minha escolha é cuidar com carinho de mim. E do outro. As mágoas e as dores do passado ficam por lá porque não adianta guardar isso. O que farei com isso? E as pessoas não vão atender às minhas expectativas e nem eu vou atender a elas sempre. E tudo bem. 

Preciso aceitar isso. Preciso me aceitar e me dar o direito de viver quem eu sou. Em minha plenitude. Sem dar passos para trás por pensar que um passo adiante pode desagradar o outro. Até porque nem sei se o que eu imagino vai se concretizar. Então dar o passo que desejo e resolver o que for depois é o meu caminho a partir de agora.

Cuidar de mim para cuidar do outro. Cuidar de mim para oferecer mais ao outro. Cuidar de mim para aprender mais com o outro. Cuidar de mim para ser quem eu sou e para ser uma pessoa melhor para mim e para o outro. Cuidar do meu merecimento.

Ufa! É isso. Gosto de cuidar do outro. Faço música pensando nisso. Respondo a cada mensagem de vocês pensando nisso. Nem sei se vocês voltam para ler, mas me sinto bem em enviar uma palavra como um abraço. 

Então cuidem-se bem para que possam cuidar bem do outro.













86 comentários:

  1. Lindo texto e claro, se não cuidamos de nós mesmos, não teremos capacidade de dos outros bem cuidar! beijos e que tenhas uma Páscoa alegre e muito feliz! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Chica. É isso mesmo! Às vezes, a gente esquece da gente, né?! Feliz Páscoa!

      Obrigada, viu!!

      beijos!!

      Excluir
  2. Olá Lu: gostei muito do texto e identifico-me com ele. Sou adepta do "gostar de mim" para poder também gostar do outro.
    Bjn e votos de uma feliz páscoa
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia. Ah que bom! É tão importante a gente se olhar e se enxergar de verdade! ;)

      Feliz Páscoa! Obrigada, viu!

      beijos!!

      Excluir
  3. Olá, Lu

    Seu como você se sente porque também sou assim, sou do tipo que gosta de paz, que gosta de viver bem com as pessoas, não necessariamente para agradar todo mundo, mas porque eu me sinto bem em poder ajudar e ver outras pessoas felizes também. Só que temos que ter um certo cuidado, porque senão começamos a negligenciar a nós mesmas para isso, concordo muito!

    Texto super amor, e voz maravilhosa!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yana. É isso! E, às vezes, a gente vai acumulando algumas coisas que não nos fazem bem depois. Que possamos ter mais cuidado com a gente! Obrigada, viu! ;)

      Feliz Páscoa!

      beijos!!

      Excluir
  4. essa dificuldade de dizer não para sermos aceitas é complicado. a mulher é criada muito para servir. acho que nós todos devemos acolher e ser acolhidos. e sim, nem sempre precisamos estar prontos pra tudo. é libertador dizer não quando o sim nos faria mal. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Pedrita. A sua leitura é sempre muito boa! Gosto do seu olhar para os textos que escrevo. Sempre me encontro de novo, sabe? Muito obrigada! ;)

      Feliz Páscoa!

      beijos!!

      Excluir
  5. Obrigada pelo teu comentário no meu blog. <3
    Que texto lindo, beijinhos!

    www.asofiaferreira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Sofia. Eu é que agradeço muito pela visita aqui! Feliz Páscoa! ;)

      beijos!!

      Excluir
  6. Eu volto para ler a resposta ao comentário 😃, porque já sei que respondes sempre com carinho e atenção, então por isso eu volto...

    Este texto serve para mim como uma luva, querida!
    Tenho vindo na tentar fazer isso, está perfeito. ❤

    Beijinho grande ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!! Ahh que maravilha saber disso. Poxa! Muito obrigada mesmo!
      Eu fico tão feliz com os comentários carinhosos, com a visita sempre com palavras de apoio que não consigo ler e me segurar rsrs recebo, de verdade, como um abraço de cada um de vocês. E aí quero abraçar de volta, sabe? O jeito que encontro é ler com atenção e ver como eu posso responder com o mesmo carinho ;)

      Obrigada mesmo!! Fico feliz que o texto ajudou de alguma forma!

      Feliz Páscoa!!

      muitos beijos!!

      Excluir
  7. Estarmos fisica e emocionalmente disponíveis para os outros é ótimo e aconchega, mas também chega a uma altura em que precisamos de cair, de lamber as nossas feridas, porque não somos fortes o tempo todo.
    Todo o texto faz-nos pensar, mas tenho que destacar esta parte: «chega de ter que dar conta sempre, chega de se cobrar tanto para ser sempre a balança, a mão estendida, os braços abertos»

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreia. É exatamente isso! A gente vai deixando, relevando, passando uma coisa para trás, abrindo mão de outra e aí a vida nos cobra. Porque não fizemos o que tanto gostaríamos. É um exercício constante de olhar para o outro, de olhar para si e de tentar encaixar tudo rsrsrs

      obrigada, viu!

      feliz páscoa!!

      beijos!!

      Excluir
  8. Oi, Lu!

    As lentes de contato foram uma bênção pra mim. Sou muito grata aos meus pais, por realizarem esse sonho, e agradecida a Deus por sempre preparar o dinheiro necessário pra comprar as caixinhas! ;)

    Minha mãe precisa muito ler esse texto. Ela é do tipo que se sacrifica por todos e esquece de si mesma! É uma mulher incrível por isso, mas que precisa se cuidar mais. E principalmente aprender a falar um "não" de vez em quando! hahaha!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!! Posso imaginar! Bom que se adaptou tão novinha, né? Não consigo rs

      Ahh eu iria adorar se ela pudesse ler o texto! Nossa! Que honra! Mande um abraço apertado para ela e outro pra você! E feliz páscoa!

      beijos!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi! Muito obrigada! Fico feliz ao saber que gostou! ;)

      Feliz Páscoa!

      beijos!!

      Excluir
  10. Such a lovely post. I love these positive words.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  11. Lindíssima música - principalmente passear no teu céu...


    FELIZ PÁSCOA
    Autor: Laerte Sílvio Tavares


    Que a luz da ressurreição

    De Cristo Nosso Senhor

    Brilhe no teu coração

    E se refrate em amor,


    Permeando a tradição

    De fé, a dar esplendor

    Às festas pascoais que são

    Frutos da Paixão e dor


    Transformadas em alegria

    De Madalena, Maria

    E de toda a humanidade!


    Feliz Páscoa, pela via

    Do amor – nossa luz e guia

    Na fé e na caridade!


    Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  12. Menina, estou bem nessa fase da terapia em que eu começo a querer cuidar desse meu merecimento. Sou mais uma dessas que se põe de lado para o bem-estar dos outros. O problema é que isso está me afetando demais. Então, não poderia concordar mais com o seu post. :)
    Acho bacana você dizer tudo isso aqui, porque vai ajudar muita gente a entender em qual estágio da vida está.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!! Essa fase é muito boa! E que bom que está nesse caminho de busca, de entendimento, de olhar para si! Sei bem o que é isso e, às vezes, é um pouco difícil encontrar um rumo, sabe? Mas segue firme! Acredite e confie. As coisas vão melhorar!

      Fico feliz com essa sua opinião! Se puder ajudar de alguma forma será uma alegria! ;)

      Boa Páscoa!

      beijos!

      Excluir
  13. Pois é. Precisamos de gostar de nós para gostarmos dos outros. O seu texto é muito bom. Gosto muita da canção.
    Uma Páscoa cheia de Amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graça! Ah fico muito feliz ao saber que gostou! Do texto e da música! Muito obrigada!

      Feliz Páscoa para você e sua família!!

      beijos!!

      Excluir
  14. Que texto lindo -- como sempre!!! ♥ Eu amei! Adorei o tema. Falando nisso eu bem estava pensando em ir fazer uma terapia também hehe. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aléxia!! Fico feliz que gostou!! Olha eu acho que todo mundo deveria experimentar uma terapia. Hoje em dia temos várias opções. Das mais comuns e regulares com o psicólogo até as mais alternativas como alinhamento energético, constelação familiar, entre outras. Acho que tudo é válido para que possamos nos entender, nos experimentar e nos gostar. Eu super apoio rs e espero que você encontre o seu melhor caminho!!

      Feliz Páscoa!

      beijos!!

      Excluir
  15. Olá Lu! Tudo bem?
    Nossa, me identifiquei muito com o texto.. acho que muita gente também deve se sentir assim, é uma coisa que fazemos muito.. precisamos cuidar mais de nós mesmos né..
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara. É verdade. Muitas vezes crescemos assim, né?! Acostumamos a olhar para fora e esquecemos de olhar para dentro. Que possamos nos cuidar mais sempre! ;)

      Feliz Páscoa!

      beijos!!

      Excluir
  16. Independentemente da sua fascinante publicação, passo a fim de ...
    .
    * Cavalo e Amazona, a cor branca como símbolo da Paz ( Poetizando) *
    .
    Votos de uma Páscoa muito feliz,
    Repleta de amêndoas e amor
    ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, GIl! Agradeço muito pela visita sempre tão carinho. E desejo em dobro tudo para você e sua família!! Feliz Páscoa!

      beijos!!

      Excluir
  17. Este é um texto daqueles...!
    Bem merecemos ser nós em toda a plenitude.
    Páscoa Feliz.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sol! Ahh que bom que gostou! Fico feliz! Muito obrigada, viu!

      Feliz Páscoa!!

      beijos!!

      Excluir
  18. Gostei muito do texto! Também acho que devemos reconhecer nossos momentos e nossas vontades. Hoje sou muito mais eu em primeiro lugar, que os outros.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís! Ahh tão bom saber que está no caminho, que está se encontrando e que está realizando as suas coisas! Vai com tudo!

      Feliz Páscoa!!

      beijos!

      Excluir
  19. r: Tão bom *.*

    Obrigada e igualmente, para ti e para os teus

    Beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andreia! Eu é que agradeço pela visita sempre tão carinhosa!

      beijos!!

      Excluir
  20. Mais uma bela reflexão à qual não consigo ficar indiferente. Nunca fiz terapia mas acredito que tenha esse efeito quando bem feita. :) Também gostei da música. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês! É uma boa experiência, viu! E pode ser de vários formatos. Muito obrigada pela visita aqui e no canal!!

      Feliz Páscoa!

      beijos!

      Excluir
  21. Excelente reflexão!
    Concordo: a busca da identidade é muito importante.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Ahh muito obrigada! Essa é uma busca tão constante e ainda me sinto tão longe, sabe? rsrs e não consigo parar rsrs

      Feliz Páscoa!!

      beijos!

      Excluir
  22. Oi, Larissa! Muito obrigada pela visita carinhosa! Desejo tudo em dobro para você e sua família!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Que bonito texto temos de cuidar de nós e esquecer as coisas claro que há dias complicados em esquecer o passado mexe sempre conosco mas há que pensar que amanhã é um dia novo com um novo começo
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Magda! E como mexe. Às vezes, o passado nos prende e não conseguimos ter noção de como sair dele. Minha tentativa é olhar pra mim a partir de agora. E deixar o que passou no lugar que ele deve ficar! ;)

      beijos!!

      Excluir
  24. Amiga que voz linda, adoro essa música.

    Feliz Páscoa =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bell! Ahh fico tão feliz que gostou! Mesmo! Agradeço muito mesmo! ;)

      beijos!!

      Excluir
  25. Respostas
    1. Oi, Maria Emília! Agradeço muito! Espero que esse momento de renovação se mantenha por muito tempo na sua vida e o seu coração! ;)

      beijos!!

      Excluir
  26. Amiga, hoje é Domingo de Páscoa!
    Páscoa é a festa que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Jesus venceu a dor e a morte, Ele vive! Páscoa, é Alegria!
    Desejo a você que as felicitações, os abraços que você venha a receber nesta data, dos seus amigos, familiares, e de todos aqueles que amam você, se revertam em muita saúde,
    paz e prosperidade.
    FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!

    Amei seu blog amiga, seguindo! Lhe convido a conhecer o meu se gostar seguir, ficarei grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lourdes! Muito obrigada pela visita carinhosa! Desejo tudo de bom, viu! ;)

      beijos!!

      Excluir
  27. Oi Lu, esse texto me lembrou quando eu também tive uma terapia que me fez refletir sobre como eu me tratava, e quando finalmente entendi que deveria me cuidar e gostar de mim, é que percebi que só amando a mim primeiro que eu seria capaz de amar meu próximo, e de fato depois disso muitas coisas mudaram na minha vida e na forma como eu me doava para as pessoas. Linda a sua reflexão e concordo com tudo o que você escreveu, obrigada por compartilhar coisas assim e pensar em nós quando posta algo :D

    Com carinho

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariadne! Ahh que bom saber disso! É tão bom quando a gente consegue enxergar as nossas fraquezas e consegue começar a construir a nossa fortaleza. Porque é assim que eu me sinto quando essas coisas acontecem. E espero mesmo que você se fortaleça cada vez mais! ;)

      beijos!!!

      Excluir
  28. Preciso cuidar de mim, acabo me esquecendo para ajudar os outros e eu fico sempre em segundo plano.
    Feliz Páscoa!
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lulu! Ahh se conseguir ter um pouquinho de atenção com você mesma pode apostar que vai conseguir ajudar ainda mais o outro. Acredito que assim poderá estar mais inteira, sabe? Mais feliz! Que você encontre seu caminho! Obrigada, viu!

      beijos!!

      Excluir
  29. Oi
    Gostei
    Amar os outros como a nós mesmo
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Penso exatamente assim, primeiro precisamos zelar por nós para poder oferecer algo para os outros! Feliz Páscoa! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila! É uma busca constante, né? Um olhar para o nosso bem-estar para ajudar no bem-estar do outro. Para estar inteira, plena, feliz! ;)

      Obrigada, viu!

      beijos!

      Excluir
  31. Lu linda reflexão, amei escutar sua voz maravilhosa que benção!
    Beijos excelente semana!
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana. Eu é que fico muito feliz com a sua visita carinhosa. Muito obrigada, viu!! ;)

      beijos!!

      Excluir
  32. Adorei o seu texto, preciso cuidar mais de mim, as vezes me preocupo mais com os outros :( beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É tão bom se preocupar com os outros mas acredito que seja importante também se olhar, se entender, ver se está tudo bem, ver se a vida tem alegria! Porque é assim que conseguimos ajudar melhor o outro! Com alegria! ;)

      Obrigada, viu!

      beijos!!

      Excluir
  33. Oi
    belos textos como sempre, você já pensou em escrever um livro de crônicas?

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Ah fico feliz de verdade ao saber que gostou! Mesmo!
      Olha não pensei não. Até porque ainda não conheço o caminho direito para fazer isso rs mas quem sabe! Obrigada pelo apoio!!! ;)

      beijos!!

      Excluir
  34. Oi, Lu!
    Eu gosto bastante dos seus textos, pois muitas vezes me vejo neles.
    Confesso que cuido muito mais dos outros do que de mim e tenho muita curiosidade de saber como seria ir em um psicólogo. Afinal, tenho muuuuitas coisas que preciso mudar e uma delas é a forma como não confio em mim e no meu trabalho. Isso me prejudica muito no dia a dia e preciso muito mudar!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Fico muito feliz ao saber disso! De verdade! Esse compartilhar me faz sorrir, sabe? E cuidar do outro é legal, mas o deixar de cuidar de si que eu acho que não deveria acontecer, sabe?

      Temos tantas coisas a mudar! Isso é todo o tempo. Pelo menos pra mim rs Acho que poderia tentar uma sessão de terapia. Até para entender como funciona! E pode ser que goste de primeira ou que tenha que procurar uma outra pessoa. A empatia é importante. Você vai sentir! E, na verdade, a pessoa vai te ajudar a se entender e a se descobrir. Acho super válido! É um investimento em você! E se não tiver com investir, existem centros em várias cidades em que o atendimento é por valor sugerido! Experimente!!

      Obrigada, viu!!

      beijos!!



      Excluir
  35. Muito obrigado, querida :)

    Mais um texto belíssimo!
    Para estarmos bem com os outros, temos de estar bem connosco próprios em primeiro lugar. Isso é fundamental!

    NEW FASHION POST | THE COOLEST PIECES FOR THE EARLY SPRING :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miguel! Imagina! Eu é que agradeço pelo carinho! É verdade! Precisamos estar inteiro para dar algo ao outro! Algo de bom! ;)

      beijos!!

      Excluir
  36. Que lindo, super me identifiquei
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina. Que bom! Fico feliz, viu! Obrigada!!

      beijos!!

      Excluir
  37. Amei o texto, sabe que todo mundo sempre nos diz que devemos ser bons para os outros e cuidar deles e ninguém diz que primeiro devemos nos dedicar a nós. Se auto cuidar é um ato de amor.
    Amo sua voz
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tay! Concordo! É autoamor! Acredito que a gente só pode dar o que a gente tem. E se a gente não tem amor, alegria, paciência com a gente, fica mais difícil ajudar o outro! ;)

      Obrigada, viu!! É uma alegria saber que gosta da minha voz!!!

      beijos!!

      Excluir
  38. Olá Lu tudo bem???


    As vezes não é fácil cuidar de nós mesmo, mas é essencial!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora!! É verdade! Não é fácil, mas é tão necessário! Obrigada, viu! ;)

      beijos!!!

      Excluir
  39. Realmente seu texto foi uma ótima reflexão,quantas e quantas vezes cuidamos dos outros e nos esquecemos de nós mesmas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! É tão importante esse olhar para o que precisamos! Obrigada, viu!!

      beijos!!

      Excluir
  40. Está certíssima! precisamos estar bem conosco primeiro, para deixar as pessoas ao nosso redor bem também. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!! É isso! Acredito que precisamos estar com tudo em dia para que possamos doar algo de bom ao outro. Que possamos encontrar esse caminho! Ótimo dia e ótima semana!!

      beijos!!

      Excluir
  41. E você está certa. Gostei de reflectir contigo e me ver confirmada no que penso.

    Boa semana Pascal!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fá! Fico feliz ao saber que gostou e que o texto ajudou na sua reflexão! Obrigada mesmo!! ;)

      beijos!!

      Excluir
  42. Que texto lindo e inspirador, como me fez pensar.
    Estou completamente apaixonada pelo seu blog, que dom lindo tu tens.
    Já segui e virei visitar sempre.

    Beijão!
    http://luumusiando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Eduarda! Que alegria saber disso! Puxa! Obrigada de verdade, viu! Escrevo para compartilhar a leveza que eu gostaria que todos tivessem na vida. E canto porque é a forma como consigo me expressar melhor e com mais alegria. Volte sempre!!

      beijos!!!

      Excluir
  43. Que texto lindo, me fez refletir muito. Continue sempre assim maravilhosa com textos tocantes

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Sem nós

Uma das minhas realizações da vida foi o lançamento do meu álbum "Ciclos", como já falamos aqui. O disco apresenta oito canções au...