5 de fevereiro de 2018

Como você reage?

Estive pensando em como eu era reativa e reagia instantaneamente em algumas situações e, de uns tempos pra cá, isso mudou. Perdi esse impulso de me expressar, discutir e colocar em qualquer situação o que eu pensava, que me parecia ser uma coisa quase incontrolável. Eu via, ouvia ou lia algo que estava totalmente em desacordo com a minha opinião e, muitas vezes, queria dizer o que eu achava. Que ego danado esse, meu Deus!

É. É isso mesmo. O meu ego era quem falava logo. Provavelmente dizendo algo assim: "como essa verdade, que não era a minha, pode ser verdade?". Hoje eu vejo isso claramente e sei que esse meu impulso era controlado pelo meu ego. E percebi isso há um tempo quando fiquei exausta após uma discussão, quase um "embate", com um amigo sobre o destino. Veja só. Sobre o destino. É muito louco pensar que eu tenha que discutir exaustivamente com outra pessoa sobre o que eu penso sobre o meu destino, sobre o que faz sentido para mim e não faz para ela. Era só dizer que estava tudo bem. E que cada um, então, seguisse o seu destino da forma como desejava. Pronto. 

Há um bom tempo consegui enxergar isso, mas antes eu queria dizer o que eu pensava e queria que o outro concordasse, sabe? A sensação era de que eu precisava contar a minha verdade para ajudar o outro. Mas, na hora, minha consciência parecia não entender que o outro era diferente, que ele tinha a verdade dele e que aquilo era uma escolha pessoal. Ficava com uma sensação de que o outro poderia sofrer com aquela verdade. Mas quem disse que isso aconteceria de verdade?

E depois desse dia em que nenhum dos dois venceu e cada um continuou com as suas teorias firmes (cada um estava convicto de suas ideias e crenças e as coisas eram tão antagônicas que não havia como concordar com esse ou aquele argumento), fiquei pensando nisso e não achava um motivo forte para me lançar numa nova empreitada de combate como essa.

Foi aí que a minha chave virou. Resolvi fazer testes com o meu ego. Resolvi experimentar apenas ouvir, ler ou ver a opinião do outro muito contrária à minha e não reagir. No início, exercitei o autocontrole. A sensação é de que o peito quase sufoca, como se as palavras quisessem jorrar de mim. E aí eu cantarolava algo baixinho (música sempre me ajuda em qualquer situação) e pronto. Ufa! E ficava tudo bem, nada mudava e, então, vi que aquilo era super viável e muito necessário. Veja só isso. Como o ego é algo tão imperativo, né? 

Bom, eu percebi com isso que não adiantava impor minha opinião ao outro porque isso não fazia diferença para mim ou para o outro. Não estou aqui dizendo que os debates ou as trocas de ideias não são bons. São super ricos, importantes e válidos. Não só para o aprendizado, para se ouvir, para pensar nos seus argumentos, para ouvir teorias diferentes e pensar sobre elas, para compreender como pensa o outro, para contestar uma mentira, para revelar uma verdade de um fato, para defender outro alguém ou a si mesmo ou apenas para filosofar. São tantas as possibilidades e tantas as coisas positivas num debate! Mas estou falando da forma como se debate, da forma como se discute, entende? Mesmo que a intenção seja boa.

Estou falando aqui do desejo do ego em superar o outro, em persuadir o outro. Falo sobre aquela intenção da discussão comandada pelo ego. Falo sobre estar fechado em crenças e apenas se ouvir. Falo sobre aquele pensamento em nunca ceder que já surge antes mesmo de começar a falar sobre o assunto. Acredito que muitas pessoas entendam isso.

Eu gosto de debater, de discorrer sobre assuntos diversos, de filosofar, viver, sabe? O que eu descobri é que, no fundo, não gosto de discutir. E descobri isso porque numa discussão desequilibrada uma energia negativa, uma energia pesada passa por dentro de mim antes de sair de mim com as palavras que vou usar para discutir. Essa energia, então, já mexe com o meu corpo, me desestabiliza, mina as boas energias. E depois essa energia ainda é lançava em direção ao outro. Não. Definitivamente não gosto desse tipo de discussão.

As palavras têm energia, eu acredito. E percebi que esse tipo de coisa me deixa exausta. E que ter consciência e ciência do que eu penso, saber e refletir sobre o que acredito e no que me faz feliz são coisas que podem realmente fazer uma grande diferença para mim. 

Há algum tempo eu falo e busco as reações mais reativas comigo mesma para saber quem eu sou, o que quero, quando quero, o motivo disso e para onde vou. Isso me impulsiona. Essas certezas também me deixam mais relaxada e mais revigorada e são muito mais importantes do que desperdiçar minha energia. E a minha vida fica infinitamente melhor assim. Leve. Em paz.

E você já pensou em como reage em algumas situações?













79 comentários:

  1. eu tb era mais impulsiva. achava que fazia justiça dizendo um ponto de vista. não é bem assim mesmo. é arrogante achar que a nossa visão do mundo é correta. deve ser bom ter essa qualidade para um advogado. se souber dosar, claro. mas realmente é muito chato alguém impondo a visão dele pra gente, então evito tb hj em dia. cada um está certo ao seu modo. se o pensamento do outro é tão insuportável, não há p q ficarmos perto. mas debater pra mudar não tá com nada mesmo. ótimo texto. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu adoro seus comentários e suas reflexões! Obrigada, viu! ;)

      beijos!

      Excluir
  2. Confesso que nunca fui muito impulsiva, somente em algumas situações. Adorei seu texto, beijos!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou, Cristiana. Bom que você não é impulsiva! ;)

      beijos!

      Excluir
  3. Algumas vezes fui bem impulsivas e outras aprendi a respirar e contar até dez antes de tomar alguma atitude.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso rs hoje já nem preciso mais contar até 10 rs penso se vale a pena ou não rs

      beijos!

      Excluir
  4. Por vezes não me aguento e reajo ,rs...Mas em geral, aguento. Mas não sei me fingir de morta pra passear de carruagem,rs... Gostei de te ler! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! Sabe que eu também reajo em algumas situações mas agora apenas naquelas que valem a pena para o meu bem-estar ;)

      Adoro a sua visita! Obrigada!

      beijos!

      Excluir
  5. Obrigada, querida <3

    Ás vezes sou tão espontânea que a impulsividade toma conta de mim mas tenho tentado ser mais ponderada!
    Beijo

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espontaneidade é uma maravilha!! Não perde isso não! Pra mim, o importante é pensar se a discussão vale a pena rs ;)

      beijos!

      Excluir
  6. Eu já não sou uma pessoa tão impulsiva, sou mais controlada. Sou mais de escutar a opinião das pessoas do que dar minha própria opinião.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom! E se essa é a forma como se sente bem e se vê feliz, é isso! ;)

      beijos!

      Excluir
  7. Mais uma boa reflexão por aqui. Reagir é importante, mas p isso é preciso pensar um pouquinho para não fazer besteira. Todo mundo tem o seu impulso inicial, o negócio é contar “até 3”, respirar fundo e... tomar iniciativas. Rsss, quem tem pressa erra muito.
    Também, relacionamentos não são fáceis, precisamos paciência e perseverança. Respeito é bom na questão de opiniões e gostos...
    Uma boa semana. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Anete! O respeito é fundamental! Consigo e com o outro! Adoro quando vem aqui! Fico feliz que gostou! ;)

      beijos!

      Excluir
  8. Mais um texto com o qual me identifico muito. Também eu era muito impulsiva nas minhas respostas, hoje em dia muitas vezes já nem respondo, ouço e fico no meu canto! :) Mais uma bela música. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu penso assim também. Só o que vale a pena para a minha saúde mental rs

      Fico feliz que foi lá no canal do youtube! Muito obrigada mesmo! Esse projeto é muito importante!

      beijos!

      Excluir
  9. Que ótimo seu texto gostei muito vc escreve muito bem.
    Adoro essa música.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janaína! Fico feliz em saber que gostou do texto! Muito obrigada mesmo!
      E obrigada também por ir até o canal do youtube! Não imagina a minha alegria! ;)

      beijos!

      Excluir
  10. Oi
    olha não falo tudo o que penso como gostaria, me seguro mais inclusive para não caçar briga, mas quando eu explodo é bom nem ficar perto. Agora o texto lembrou a minha irmã.

    mentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. Essa é uma boa tática rs ah lembrou da sua irmã? Humm ela costuma escolher o debate que vai entrar, então? Fiquei curiosa rs

      Boa semana!!

      beijos!

      Excluir
  11. Texto muito reflexivo! ótimo!
    http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh bom que gostou! Muito obrigada pela visita! ;)

      beijos!

      Excluir
  12. Penso que só conseguimos saber como reagimos quando nos deparamos com a situação...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa. Sabe que, às vezes, minha imaginação me leva bem próxima de como eu poderia reagir rsrs muito obrigada pela visita! ;)

      beijos!

      Excluir
  13. De certa forma a verdade de todos é igual na essência. lindo blog

    https://ives-minhasideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Ives. Uns com mais intensidade e outros com menos ;)

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Olha! Que interessante este blog!

    Conteúdo, música, simpatia!

    E eu aqui, agora, no gargarejo!

    : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que maravilha a sua visita! Muito obrigada! Volte sempre! ;)

      beijos!

      Excluir
  15. É difícil ouvir do outro algo contrário do que acreditamos, mas tento sempre me colocar no lugar do outro, até porque as discussões saudáveis podem nos ajudar a enxergar coisas que ainda não tínhamos parado para pensar.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone! Você tocou no ponto fundamental: colocar-se no lugar do outro! Esse aí já é meio caminho andado! ;)

      Ótima semana! Obrigada, viu!

      beijos!!

      Excluir
  16. Tb era, acho que ainda sou, mas me policio e já andei bastante nesse quesito. Amei o post
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh é isso, Carolina! Para frente e sempre rs também vou aos poucos! Obrigada, viu! ;)

      beijos!

      Excluir
  17. Respostas
    1. Oi, Luana!! Ahh bom que gostou! Puxa! Obrigada!! ;)

      beijos!

      Excluir
  18. Passando para retribuir sua visita em meu blog e te desejar uma boa tarde.Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada!! Fico feliz por sua visita! Uma ótima semana! ;)

      beijos!

      Excluir
  19. Tem certos debates que nem vale a pena rsrs é um cansaço desnecessário as vezes. Adorei sua reflexão, dá para ver que ser humano mara você é! São poucas pessoas que procuram evolução desse modo.
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Não valem a pena mesmo! Fico feliz que gostou! Imagina! Estou sempre na tentativa de ser melhor e mais leve. Mas é tão difícil! rs obrigada mesmo pela visita!

      beijos!

      Excluir
  20. Confesso que ainda oscilo rs. Às vezes sou bem impulsiva, e às vezes aprendi me segurar, depende muito da situação acho.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh mas quem não oscila? rs é isso todos os dias, mas eu fico me concentrando no relaxamento, entende? rs e assim eu vou! Obrigada pela visita!

      beijos!

      Excluir
  21. Olá, Lu.
    Eu já gosto de uma boa discussão hehe. Sou bem teimosa e as vezes eu mesmo sabendo que estou errada, discuto só pelo prazer de discutir hehe. mas no final admito que estava errada hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que maravilha, Sil! rs o melhor é ser o que você é e fazer o que pode! rs e se reconhece quando está errada, aí fica melhor ainda rsrsrs obrigada, viu!

      beijos!!

      Excluir
  22. Tudo depende da situação! Tenho reacções muito diferentes!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! As reações são inesperadas às vezes, né!? E que bom rs e aí eu penso no que vou fazer com elas rsrs muito obrigada pela visita! ;)

      beijos!

      Excluir
  23. Muito obrigada pela visitinha! Em alguns casos as reações são exageradas, outras nem tanto, depende muito do estado de espírito.
    Volte sempre ao blog, vou ficar muito feliz com a sua visitinha.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. É verdade! Também sou assim! ;)
      Imagina! Adorei seu blog! Cheio de poesia e leveza!

      beijos!

      Excluir
  24. Eu sou o contrário: detesto discutir e acabo guardando minha opinião quase sempre só pra mim, o que também é ruim. De uns tempos pra cá tenho começado a me impôr mais, mas não do jeito ruim, acho que debates são sempre bons se as duas partes estiverem dispostas a se ouvirem e trocar opiniões e vivências porque, sabe, uma coisa que eu demorei pra me tocar é que cada um vive de um jeito diferente e que o contexto (e a empatia!) é muito importante nessa hora. Adorei a tua reflexão sobre o assunto e o cover tá ótimo, amo essa música <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que maravilha, Gabriela. Acredito que esse seu olhar de buscar o meio termo das coisas vai ser cada vez mais libertador com o tempo. Que bom!

      Olha muito obrigada mesmo por passar lá no canal do youtube para ver os covers! Mesmo! Fico muito feliz!

      beijos!

      Excluir
  25. Oi Lu,
    Se fôssemos todos iguais seria uma equação chata, partindo desse certeza discutir sobre qualquer assunto com o outro que pensa diferente, nós só nos desgastamos muito.
    Se você estivesse no Plenário do Congresso Nacional, com seu jeitinho peculiar de persuasão conseguiria até aplausos.
    É, mas na vida do dia a dia é muito difícil e para não brigar deveria ficar calada. Você não conseguiria e, partindo dessa premissa iria sofrer muito.
    Agora digo: vale a pena?
    Adorei você
    Beijos
    Lua Singular Face: DORLI DA SILVA RAMOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! E que chato também seria se não pudéssemos mudar de opinião, né? Penso sempre nisso, sabe!

      No dia a dia, a escolha de brigar ou não é a questão. Só briga quem tem com quem brigar. Não entro mais em discussões desnecessárias. E sabe que não é questão de ficar calada rs é não ter o que dizer em determinadas situações para quem não vale a pena rs e, às vezes, dá até uma preguiça de discutir. Tenho feito assim. E estou muito mais leve ;)

      Muito obrigada pela visita tão carinhosa e por expor a sua opinião! Volte sempre!

      beijos!!!

      Excluir
  26. Com o tempo, vamos aprendendo a relativizar e a olhar para as situações de outra forma; aprendemos a ser mais ponderados e a não reagir por impulso

    r: Acho que é uma excelente decisão :D

    Muito obrigada! Serás sempre bem-vinda*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso! E ser ponderado não é só não reagir. É tentar e seguir na busca pelo momento em que vale a pena reagir de forma mais firme. Mas reagir sempre! ;)

      Muito obrigada pela visita!

      beijos!

      Excluir
  27. Boa noite Lu.
    O tempo me fez menos impulsiva. Felizes dias. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirtes querida, isso é tão bom, né? Espero que esteja melhor do último susto no dia do aniversário! E que a vida continue sempre lhe proporcionando mais esperança e alegrias!

      beijos!

      Excluir
  28. Oi, Lu!

    Funciona sim. Também tenho a pele super oleosa e deu certo! ;D

    Só sou impulsiva quando é algo que me envolve! hahaha! Mas se é um assunto que não preciso me meter fico sempre na minha.

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh deu certo?! Estou precisando de produtos assim! Muito obrigada!

      Bom que você luta pelo o que deseja e quer! Simbora!! ;)

      beijos!!

      Excluir
  29. Bom dia, Lu,
    que texto maravilhoso,
    parei para refletir, pois eu era tremendamente igual a você, nada passava por mim sem eu me agitar ou discordar, é puro ego, sim. Estou aprendendo a me controlar, ainda tenho ímpetos de rompante, mas hoje eu quero é ser feliz e não apenas ter razão. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o ego, né?! Uma coisa de louco isso rsrs eu também busco esse equilíbrio de não querer ter razão! Que bom!!! Muito obrigada pela visita!!! ;)

      beijos!

      Excluir
  30. Olá Lu, amei o texto e sua voz nessa linda canção.
    Obrigada pela partilha.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh puxa!! Fico muito feliz que gostou do texto e teve um tempinho de ir até o canal do youtube para ver o projeto. Obrigada de verdade! ;)

      beijos!

      Excluir
  31. Nunca fui impulsiva, sempre penso e muito antes de tudo e acho que isso muitas vezes não é nada bom...
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taty! Acredito que o que nos faz bem é o que nos faz sentir bem, sabe? E você encontra aí dentro esse caminho. Se isso incomoda um pouco, que tal tentar se deixar levar um pouco? E se não for bom, tudo bem. Pode voltar atrás! Experimentar é sempre legal! ;)

      beijos!

      Excluir
  32. Oi Lu, eu já fui BEM mais combativa no passado. Hoje em dia me preservo muito e evito esse tipo de discussão, que não leva à nada (só ao estresse). Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. É assim que eu penso também rs esse combate que acaba naquela sensação de que é com a gente mesmo, sabe? Uma doideira rsrs

      Obrigada, viu!

      beijos!

      Excluir
  33. Olá Lu tudo bem???


    Eu tb era assim como vc, mas depois de um tempo comecei a aprender que isso só me desgastava e não me levava à nada. Hj consigo me controlar melhor, mas sei que tenho um longo caminho de aprendizagem...


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh tô aí no início desse caminho rs e quando a mente pede para voltar à estaca zero, eu dou logo uma dura em mim mesma rsrsrs ôo coisa boa que é a gente, né?! rs

      Obrigada pela visita!!

      beijos!

      Excluir
  34. Que bacana seu texto! Eu também não gosto de discutir, acho que traz muita energia negativa. Agora debater é bem diferente e mais válido. ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim, Pathy! É um gasto de energia e um acúmulo de energia negativa, né?! Que acaba ficando muitas vezes dentro da gente e me desestabiliza, sabe? Muito doido isso! ;)

      Obrigada mais uma vez!

      beijos!!

      Excluir
  35. Bem interessante a sua reflexão neste texto :)
    Obrigada por visitar o meu blog e parabéns pelo seu(já me tornei seguidora) e te convido para seguir o meu também.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Quando era mais nova era assim, mas agora tento ver também o ponto de vista dos outros :)

    Acho que são coisas que vamos aprendendo ao longo da vida :)

    Beijinho grande <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos aprendendo, vamos experimentando, vamos melhorando, vivendo ;)

      Obrigada, viu!

      beijos!

      Excluir
  37. Olá Lu! Tudo bem?
    Sabe que eu estou começando a ficar um pouco assim... engraçado, porque não era! mas realmente é muito difícil não se estressar...
    e mais um cover lindo!!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tão difícil! rs sei bem! ;)

      Ahh fico tão feliz que conseguiu ir lá no canal! Obrigada!!!

      beijos!!

      Excluir
  38. Belo texto reflexivo. Por vezes, quando já andamos de "pé atrás" com alguém, a reacção não se faz esperar, parece que "dá choque", aí faz-se um "curto-circuito", uma faísca, e zás! explodiu! E corre mal, muito mal.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Adorei a sua sequência dos fatos! ;)

      beijos!

      Excluir
  39. OI, Marta! Já visitei seu blog! Adorei as dicas para aplicativos no IOS! Vou acompanhar tudo! Muito obrigada, viu!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  40. Já pensei e preciso mudar em muitas coisas. Mas a vida é assim temos que aprender com erros.
    Beijos
    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! É errando e depois refazendo as escolhas! E isso pode acontecer muitas vezes! ;)

      beijos!

      Excluir

Sem nós

Uma das minhas realizações da vida foi o lançamento do meu álbum "Ciclos", como já falamos aqui. O disco apresenta oito canções au...