22 de janeiro de 2018

Como lidar com o não?

Todo mundo já recebeu um "não" na vida. Aliás essa é uma palavra que ouvimos desde a infância e faz parte da nossa educação, do nosso aprendizado com o limite, com o medo, com as escolhas. Mas é uma palavrinha que pode provocar em nós e no outro reações e sensações diferentes. Você já pensou em como lida com isso? Já pensou como e o quanto o "não" interfere na sua vida?

Algumas pessoas sabem dizer "não" e outras não. Também existe quem o receba bem e segue a vida e ainda aquele que não se conforma e até imagina que o "não" pode ter outros significados. Acho que, às vezes, até pode. Mas, na maioria dos casos, não.

Sabe eu acho que o "não", no fundo, quer dizer simplesmente não. É engraçado pensar que, em algumas situações, nos protegemos com ele sem pensar. Já usamos o "não" por medo mesmo. Nem pensamos, nem nos permitimos avaliar as possibilidades. Se algo parece absurdo, ou difícil, ou quase impossível, ou até tão tão maravilhoso, que achamos que não daremos conta, já vem o nosso pânico rs tudo bem, eu sei bem como é isso e meu impulso me pegou assim por várias vezes. Quem nunca?

E tem aquele momento de receber o "não" do outro. É complicado, eu sei. Mas nem sempre é uma questão de quem recebe. Acredito que isso é uma questão muito maior para quem tem que decidir pelo "não". Não acho que seja sempre uma rejeição em si. É mais uma decisão, uma opinião, uma escolha. É duro, eu sei. Mas um "não" muitas vezes nos fortalece!

E dizer o "não"? Às vezes é tão difícil! Pelas nossas crenças enraizadas, pelo medo de se expressar e não ser compreendido, pelo receio da reação do outro e do que ele vai pensar. Mas esse "não" pode ser válido para reeducar, para motivar, para se libertar! São tantas as possibilidades!

Existem pessoas que se sentem culpadas por dizer o "não". Já me senti muitas vezes assim. Olhar com carinho para o outro, para a expectativa do outro, pode fazer isso com a gente. Mas acredito que, em determinados casos, o "não" pode ser uma forma gentil de estimular o outro a seguir seu caminho, a dar uma reviravolta na vida, a ajuda-lo a se olhar e confiar em suas potências.

Acredito muito na gentileza e, por isso, tento sempre buscar uma forma cuidadosa de dizer o "não". Claro que existem casos extremos que merecem um "não" forte, com ênfase, mas nem pensei em casos assim.

Pensei na dificuldade em si de se dizer isso, sabe? Porque dizer um "não" pode ser aquele momento de atender e entender quem você é, quais as suas necessidades, os seus desejos, as suas expectativas. E o quanto esses momentos são importantes para você e para o seu bem-estar. Estar em paz consigo, pensar o quanto consegue ser livre para ser apenas você, apostar em você e no que quer de verdade pode ajudar na hora de dizer essa palavrinha. É pensar que isso não significa egoísmo. Que isso significa apenas a sua escolha.

Ahh e se você disse o "não" e mudou de ideia, tudo bem! Não tem problema algum. Tudo bem mesmo mudar de opinião ou olhar o momento de outra forma. E aí é aquele momento de entender que você pode errar para, de uma forma livre, voltar atrás e dizer sim. Explicar de verdade o que provocou o seu equívoco. A verdade é sempre a nossa melhor amiga. 

Uma das coisas que acho mais importantes nessa história do "não" é não dizer "não" para você mesmo sem nem ao menos tentar. É tão bom cuidar amorosamente e com muito carinho da gente, do que a nossa alma pede, do que faz os nossos olhos brilharem! É tão bom fazer com que o nosso corpo e a nossa mente estejam em sintonia com o que realmente somos e desejamos. 

Tento exercitar diariamente o meu "não" e o meu "sim" primeiramente e de forma gentil comigo para que eu possa ser melhor com o outro. ;)

E você? Como lida com o "não"?



67 comentários:

  1. Receber um não é sempre complicado, eu sou dessas pessoas que 'não se conforma e até imagina que o "não" pode ter outros significados' e é bem ruim :(
    Concordo com tudo o que disse e também acho que devemos ser mais amorosos com nós mesmos.
    Ah, vou ouvir a música. Eu adoro a Pitty ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo! Sei bem rs fico feliz que gostou! <3

      Ah também adoro ela! ;)

      Beijos!

      Excluir
  2. Levamos a vida a receber não e também a dizer não. Vive-se com isso. A vida continua...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! É fundamental entender que a vida continua! ;)

      Boa semana! E obrigada pela visita!

      beijos!

      https://ludantasmusica.blogspot.com.br

      Excluir
  3. eu li recentemente um artigo muito interessante sobre rejeição. que não é pq ouvimos um não que a pessoa é idiota. qd um namorado termina com a garota os pais desqualificam o rapaz. mas ele tem direito de não gostar mais. e nem por isso ele não é legal ou mesmo a gente não é legal. olha, acho que a forma como lidamos com o não tem mais a ver com as nossas questões do que pela forma que o outro fala. se o não pega em alguma insegurança nossa ele nos atinge fortemente. mas se é algo que temos bem elaborado não nos afeta. acho que está mais na gente do q no outro. acho que dizer o não é fundamental. pessoas que só dizem sim se violentam muita vezes fazendo o que não querem. e nem sempre o não significa que a pessoa não gosta da gente e sim a pessoa gosta dela. e cabe a nós decidirmos o que fazer depois do não. às vezes tentar simplificar, não é não, e não dramatizar tanto. mas nunca é fácil. ainda mais qd o não faz o outro se sentir rejeitado mesmo não tendo nada a ver. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Pedrita! Quanto mais nos conhecemos, quanto mais somos gentis com as nossas dificuldades, quanto mais nos esforçamos para nos conhecer, podemos lidar melhor com a rejeição! Muito obrigada pela visita e pela opinião! Fico tão feliz ao ver que o assunto repercutiu em você!!

      Ótima semana!

      Beijos!!

      Excluir
  4. É duro ouvir um não, mas muitas vezes um não é uma resposta para você dar outro rumo na sua vida.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! Que possamos usar o não de uma forma que nos favoreça! ;)

      Beijos!!

      Excluir
  5. Pra mim depende muito da situação, mas acho que a uns anos atrás eu não lidava bem com o não. Hoje já lido melhor com as coisas, como dizem o não já temos. A minha maior dificuldade é dizer não, mas tenho me permitido tentar e parar de pensar tanto nos outros e mais em mim.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que, com o tempo e à medida em que as nossas experiências vão aumentando, conseguimos lidar melhor com isso! Ah que bom que tem permitido se ouvir, se olhar, escutar o que pede seu coração! Que isso possa aumentar e lhe fazer cada vez mais feliz! ;)

      Beijos!!

      Excluir
  6. Nem sempre é fácil lidar com o não mas é preciso saber falar e saber receber o não muitas vezes. Faz parte da vida!
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! É bem difícil mesmo! Mas vamos tentando! ;)

      Beijos!

      Excluir
  7. Não é fácil ouvir um não, mas temos que aprender a lidar com ele...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! Verdade! É um exercício muito bom para aprendermos a lidar com a gente mesmo! ;)

      Beijos!

      Excluir
  8. Que lindas palavras!

    O NÃO é importante e desde pequenas precisamos deles como limites...Saber conviver entre SINS e NÃOS da vida faz crescer! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  9. Nem sempre é fácil falar não mesmo, ainda mais quando você sabe que a pessoa que te escuta não entenderá os motivos, mas se o não for a melhor opção, tem que fazê-lo, para assim fazer bem pra gente mesmo :)
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito nisso, Luana! Vai nos ajudar a lidar com a gente também! ;)

      Beijos!

      Excluir
  10. Nem sempre é fácil aceitar, mas por vezes é esperado e até oportuno...
    bj

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir
  11. Quando eu era mais nova, era mais complicado, o não era o fim do mundo. Hoje em dia mesmo alguns NÃO, me doendo um pouco eu tenho levantar a cabeça e recomeçar.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso! Um não, às vezes, nos faz tentar de outra forma, experimentar outros caminhos, insistir no desejo, correr atrás e melhorar! ;)

      Beijos!!

      Excluir
  12. Um texto leve e cheio de significados.
    Tanto o NÃO como o SIM têm o seu momento certo. Devemos dizê-los com sinceridade. Fazem parte do aprendizado e crescimento.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anete! Concordo que fazem parte do nosso aprendizado e crescimento! E como são importantes! Obrigada pela visita! ;)

      beijos!

      Excluir
  13. Bom Dia Amiga..Li seu comentário no meu blog
    acredite agradeço pelo carinho , agradeço por sua amizade e gentileza .
    Não precisa conviver juntos doas amiga de verdade faz muito e faz a diferença.
    Tenho vontade de visitar todos que ainda me visita,
    mas a dor que sinto tem me impedido de fazer tudo q mais gosto ser blogueira.
    Sou blogueira a 14 anos muitos deixaram de me visitar porque ~´e difícil e doroso p/ ñ compreender que sinto uma dor do limite já passou a muito tempo.
    Quero te agradecer ..Que Deus abençoe por ser tão especial .
    Deus abençoe por trazer alegria com sua visita.
    Beijos um dia de imensa paz..Evanir.

    ResponderExcluir
  14. De todos, o pior a meu ver é o não que não significa não. Todo não tem efeito prático, exceto esse. Não seria mais fácil dizer "insista" ou algo assim? Nããããão! Tem que ter um mistério, um doce - na linguagem pejorativa carioca. Em resumo, um não que não é. Um não falso. E há quem defenda esse não, ao mesmo tempo que diz não gostar de falsidade. Um paradoxo, ou contradição mesmo.

    ResponderExcluir
  15. ADOREI O TEXTO! mulher vou te dizer que não aprendi as vezes a lidar com o ''não'' e isso tem sido meu maior desafio! É claro que alguns ''não'' não nos fazem desistir dos nossos sonhos pq sempre recebemos e eu sou daquelas que vou atras... mas ''não'' de pessoas especiais, isso ta sendo dificil .
    adorei seu blog , beijos https://beperes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brena. Olha não é fácil mesmo. Mas, com o passar do tempo, isso se torna um exercício de você com você mesma. É um exercício de compreender que o outro, às vezes, quer seguir outro caminho, quer mudar de direção e isso não precisa ter uma relação direta com rejeição, sabe? Acredito que o mais importante é você entender o que você quer e buscar a certeza do que deseja porque aí você percebe que você pode ter outros caminhos, entende? E torço para que você consiga em breve ficar tranquila com os "nãos" que vierem! Muito obrigada pela visita! ;)

      Beijos!

      Excluir
  16. Eu tenho dito que é preciso
    entender muito sobre o que se está falando
    para dar um não como resposta ou não
    se entende tanto quando se diz sim.
    (risos)
    Dizer sim é fácil, é bonito, é agradável
    de dizer em resposta,
    mas um não é mais comprometedor.
    Quando se diz sim a uma criança
    ela te dá um beijo e volta correndo,
    feliz da vida, mas se a resposta for não
    ela para, olha nos teus olhos e pergunta;
    - Por que não? Aí eu quero ver o que vais
    responder. O sim foi criado para agradar
    enquanto o não para fazer pensar, quiçá
    educar.

    Não necessariamente um substitui o outro.

    Ah, estou seguindo o teu blog e tu,
    vais seguir o meu? SIM ou NÃO?

    Beijos.

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! Como não? rs
      Concordo com tudo!
      Obrigada pela visita!

      Beijos!

      Excluir
  17. Olá, Lu.
    Ouvir um não é dificil, mas acho ainda mais dificil dizer um não. A não ser quando se refere a alguma coisa comigo mesmo. O que deveria ser o contrário hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Dizer não a você é que deveria ser difícil rs mas tudo bem. É um exercício a se testar aos poucos e se permitir! ;)

      Beijos!

      Excluir
  18. Sem dúvida que não é fácil receber um não. Mas por vezes dar um não é tão ou mais difícil que o receber
    .
    Poema: * Amor ... ou castigo do coração? *
    .
    Deixando saudações poéticas.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Gil. As duas situações são diferentes porque precisamos lidar com o desejo do outro e com o nosso desejo. ;)

      Obrigada pela visita!

      Beijos!

      Excluir
  19. Acho super importante saber dizer não, mas tem vezes que uma pessoa se sente mal por dizer não! E quando os meus pais na infância me diziam não e eu perguntava porquê, ao que eles respondiam porque não! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que talvez esse não dos pais não explicado possa nos levar a ter ainda mais dificuldade com o não. Tô pensando aqui. Meus pais também faziam isso e não compreender para uma criança é complicado!

      Obrigada pela visita! ;)

      Beijos!

      Excluir
  20. Muito real isso. Ouvir um não é difícil, e dizer um não é tanto quanto, ou até mais, dependendo da situação. Mas é necessario mesmo exercitar isso na vida né?

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! É uma dura situação, mas necessária para o nosso aprendizado! Obrigada pela visita! ;)

      Beijos!

      Excluir
  21. Eu nunca consigo dizer não as coisas, e odeio receber também.
    Só que em muitas vezes é necessário
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ahh já fui muito assim, mas depois acabei me exercitando e agora isso ficou mais fácil. Mas é tão difícil! ;)

      beijos!

      Excluir
  22. Concordo Lu, acho que a gente tem que respeitar a nossa verdade e dizer os "nãos" necessários. Não adianta querer agradar todo mundo sempre, se isso vai contra os seus sentimentos. Um beijo querida :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Camila! Acredito que passa muito por quem somos, o que queremos e como cuidamos do outro. Acredito que dizer, em algumas situações, é ajudar o outro a crescer ;)

      Obrigada pela visita!

      beijos!

      Excluir
  23. Não é fácil mas é preciso saber lidar com isso! Faz parte da vida. :D
    Beijos, www.thefancycats.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Faz muito parte da nossa vida! ;)

      Obrigada pela visita!

      beijos!

      Excluir
  24. Antes eu não lidava muito bem com o não. Agora nem ligo mais. É preciso dizer não e ouvir um não. Quem fala sim para tudo, acaba fazendo o que não lhe agrada. Uma vez alguém me disse que o não é o que temos, mas caso recebemos um sim, ganhamos um presente.
    Adorei a música da Pitty.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é mais ou menos isso rs bom que já entender como lidar com o não. Isso deixa a vida mais leve! ;)

      beijos!

      Excluir
  25. Todos gostamos mais da palavra sim, mas às vezes, por mais dificil que seja, também é necessário o não! Faz parte da vida :)

    Beijinhos grandes <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Receber um sim é uma maravilha! E sabe que um não às vezes ajuda muito! ;)

      beijos!

      Excluir
  26. ;)

    Ando levando tantos "nãos" da vida que estou até me acostumando! hahaha!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus! Na torcida daqui para que esses nãos possam transformar seu caminho e que a vida fique mais bonita em breve! ;)

      Beijos!

      Excluir
  27. já fui bem pior em lidar com 'nãos' viu? sempre ficava muito chateada e não aceitava, mas que bom que a gente cresce, né? agora tô mais cool, só penso 'ok, vida que segue' HUAIDHIUSAHDAUI

    adorei o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso!! A vida vai seguir mesmo rsrs melhor entender como esse não pode transformar as coisas e a nós! ;)

      beijos!!

      Excluir
  28. Tb já estou aceitando o não de forma bem melhor, é a vida né... rs
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! É o tempo passando e o amadurecimento ajudando! ;)

      beijos!!

      Excluir
  29. Boa sorte! hahaha! ;)

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  30. Por receio de receber um "não" não devemos deixar de arriscar. Como costumo dizer para mim, o "não" está sempre garantido, então se vier um "sim" será um ganho.

    Quanto a dizer "não", foi uma palavra que tive de aprender a dizer. Durante muito tempo não conseguia dizer não e prejudiquei-me muitas vezes.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh bom que conseguiu se entender ao dizer o não. Isso é tão importante para ficarmos bem com a gente! E que o sim se multiplique na sua vida! ;)

      beijos!

      Excluir
  31. Boa noite Lu.
    Um texto muito bem escrito, com um assunto bem interessante. Antes eu achava que as crianças que recebiam muitos NÃO, quando pequenos, tinham mas limites. Agora com mas estudo em psicologia eu sei que quantos mas NÃO, se recebe pequenos, mas inseguros eles crescem. Que o ideal é primeiro a explicação depois se necessário a negativa. Exemplo, uma criança que subir na cadeira. Antes eu poderia dizer NÃO suba ai. Agora eu digo é perigoso meu amor se subir vai cair. Dizem que quantos menos NÃO se recebe na infância, mas seguros de se se tornam as crianças. Eu acho que eu recebi poucos NÃO na infância rsrs, pois minha alto estima é altíssima rsrs. Se recebo um não hoje, amanhá vou buscar o sim rsrs. Mas tenho dificuldade de dizer NÃO, estou trabalhando nesse sentindo. É preciso receber e dizer NÃO, se for justo. Nunca digo a um pedinte eu NÃO tenho, pois apreendi que cada Não que eles recebem ficam mas triste. Então nem que seja um valor insignificante é melhor no que um NÃO. O pior NÃO que recebi na vida, foi quando eu perguntei ao medico se os tumores tinha cura. Ele secamente me disse NÃO tem cura. Como já deu para observar eu ainda vivo buscando a cura e no minimo vivendo plenamente a vida. Existe formas de uma negativa sem necessariamente da um NÃO. Isso a vida se encarregou de mim ensinar. Gostei muito de ler o seu texto, muito bem escrito. Uma linda noite. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, sempre tão maravilhoso ter você aqui com essa sua força e seu exemplo! Muito obrigada!

      Beijo grande!!

      Excluir
  32. Que texto maravilhoso! Super bem feito!
    Parabéns, ótimo assunto.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriele! Fico feliz que gostou! Obrigada pela visita!

      Beijos!

      Excluir
  33. O dia que aprendi a dizer não foi libertador
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso imaginar! Eu também me sinto tão livre quando posso dar minha opinião de verdade e sempre com o cuidado de não ofender o outro ;0

      beijos!

      Excluir
  34. Não é fácil lidar com um "não", é preciso ter muita maturidade e amor próprio para conseguir ultrapassar um "não" com uma certa leve e serena.
    Outra coisa importante é também saber dizer "não"! :)
    Beijo

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Sem nós

Uma das minhas realizações da vida foi o lançamento do meu álbum "Ciclos", como já falamos aqui. O disco apresenta oito canções au...